25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 17 de Setembro de 2019, 11:47 - A | A

Terça-feira, 17 de Setembro de 2019, 11h:47 - A | A

Crime eleitoral

Prefeito alega foro privilegiado e tenta ‘trancar ação’; TRE nega

Lucione Nazareth/VG Notícias

Montagem VG Notícias

Sirineu Moleta tre

Prefeito de Tabaporã (a 643 km de Cuiabá), Sirineu Moleta (MDB)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) manteve Inquérito Policial que investiga o prefeito de Tabaporã (a 643 km de Cuiabá), Sirineu Moleta (MDB), por suposta compra votos. A decisão é do último dia 12.

Consta dos autos, que o Ministério Público Eleitoral (MPE) requereu abertura de Inquérito Policial em virtude de denúncia recebida pelo sistema PARDAL, para apurar supostas práticas de crimes eleitorais - compra de votos mediante entrega de vale combustível por Sirineu Moleta no pleito eleitoral de 2016 (quando ele foi eleito prefeito da cidade com 2.259 mil votos).

Leia Mais - Prefeito denunciado por compra de votos nega e diz que nunca teve dinheiro para ilicitude

A defesa do prefeito ingressou com Habeas Corpus para trancar o Inquérito Policial, alegando que o procedimento padece de nulidade absoluta, tendo em vista a ausência de acompanhamento do Tribunal Regional Eleitoral, por força da prerrogativa da função de prefeito eleito, como também pelo constrangimento ilegal que o gestor vem sofrendo há 2 anos e 5 meses de tramitação da referida investigação.

Em decisão proferida no último dia 12, a Corte Eleitoral apontou que o trancamento de inquérito policial por meio de Habeas Corpus somente é possível quando, de plano, se constata ilegalidade ou teratologia capazes de suprimir a justa causa para o prosseguimento do feito, “o que ocorre nas hipóteses de atipicidade da conduta descrita na denúncia, ausência de indícios de autoria e materialidade delitiva, ou quando presente causa extintiva da punibilidade.

Além disso, o TRE/MT destacou que o delito cuja prática se atribui ao prefeito não foi cometido durante o exercício do cargo e não guarda relação com as atribuições a ele inerentes, “razão pela qual inexiste foro por prerrogativa de função ou necessidade de acompanhamento do inquérito pela Corte Eleitoral.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760