A Prefeitura de Várzea Grande retomou em abril deste ano, após a estiagem, duas fases das obras de pavimentação e esgotamento sanitário em diversos bairros do município, por meio do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. As obras em execução são no grande Parque do Lago e adjacências, além do Jardim Ikaray, o que contraria os críticos da gestão da prefeita Lucimar Campos (DEM).
A democrata esteve “in loco” visitando as obras neste sábado (24.06) - e destacou que mais de R$ 18 milhões estão sendo investidos em melhoria da qualidade de vida e de valorização imobiliária destas regiões, além de gerar milhares de empregos e proporcionar uma maior circulação de dinheiro no mercado local.
“Estamos acompanhando todas as obras que se encontram em execução em toda Várzea Grande e que representam uma melhor qualidade de vida para a população de uma maneira em geral”, disse a prefeita convicta de que é possível avançar ainda mais em se concretizando uma série de recursos já pleiteados e aprovados como empréstimos, emendas parlamentares e convênios.
Lucimar Campos disse que as obras estão sendo executadas com maior cuidado e planejamento, pois além de galerias pluviais, elas também têm rede coletora de esgoto dentro do seu escopo, o mesmo dizendo da rede de água.
“Todo nosso esforço é no sentido de assegurar obras com maior durabilidade, ou seja, elas estão sendo concebidas para que não se precise furar para fazer ligações de água ou esgoto”, pontuou a democrata.
O assessor especial que gerencia as obras do PAC no município, Manoel Tereza dos Santos, a obra mais adiantada é a do Parque São João, no Parque do Lago. Segundo ele, aproximadamente 85% do projeto foi concluído, conforme a última medição.
“Todo o bairro está pavimentado, restando uma interligação na rede de esgoto e finalizações em alguns pontos que receberam o asfalto mais recentemente”, explica Manoel Tereza dos Santos.
O assessor explicou que com o fim do período de chuvas, os trabalhos, principalmente no Ikaray, serão intensificados. “Mesmo durante o período das chuvas nenhuma frente foi interrompida, no entanto, o ritmo passa a ser mais lento, pois fica cadenciado conforme o clima do dia”.
No Ikaray, segundo Santos, as obras estão bem adiantadas com a primeira parte do esgotamento sanitário sendo realizada, com drenagem e limpeza/desobstrução de ruas. A próxima etapa prevê a construção de duas estações elevatórias de esgoto. “O asfaltamento é a última etapa dos projetos”.
O PAC em Várzea Grande prevê obras de drenagem, saneamento básico, pavimentação e sinalização e foram iniciadas em novembro de 2015, na primeira fase, quando lançadas no Parque do Lago, e em outubro do ano passado, abrindo a segunda fase do Programa no município.
O bairro Altos do Boa Vista, no Parque do Lago, que foi o primeiro a ser concluído 100%, os moradores já passaram uma temporada de seca no ano passado, livre da poeira em boa parte do bairro e enfrentou as chuvas sem lamas.
“O bairro está revitalizado, não apenas pelas obras em si, mas pelo retorno imediato da população que respondeu com investimentos em calçadas, arborização, algumas delas em parceria com a própria prefeitura, reformas de fachadas, pinturas de casas, construção de muros, em fim, o asfalto trouxe autoestima e valorização à região”, observou.
Manoel Tereza destacou que mesmo com obras em execução, as frentes de trabalho que já foram concluídas melhoraram o dia-a-dia de inúmeros moradores que já sentiram no último período de chuvas, significativo avanço. “Vários pontos críticos foram sanados, facilitando o escoamento das águas ou a compactação do solo, reduzindo a poeira”.
O PAC - A primeira fase do PAC foi lançada na região do Parque do Lago beneficiando os bairros Parque São João, Jardim das Oliveiras, Altos do Boa Vista e Dom Diego com obras orçadas em R$ 10,5 milhões e totalizando 16 quilômetros de asfalto entre ruas e avenidas dos bairros contemplados pelo projeto. (Com Secom/VG).
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).