26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015, 08:24 - A | A

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015, 08h:24 - A | A

Entrevista

Lucimar Campos faz balanço dos seis meses à frente da Prefeitura de VG

Prefeita fala das dificuldades que que herdou, mas tem esperança em melhorar a cidade

Edina Araújo especial para Revista do 6º Top Empre

A prefeita Lucimar Campos (DEM), segunda mulher na história de Várzea Grande a comandar o segundo maior município de Mato Grosso, fez um balanço para Revista Top Empresarial, dos seis meses à frente da Prefeitura.

Top Empresarial – Prefeita, qual sua avaliação nestes cinco meses à frente da Prefeitura?

Prefeita – Começamos da noite para o dia, sem transição e sem ter a oportunidade de conhecer como estava realmente a administração, para que tivéssemos a possibilidade de fazer um planejamento de trabalho. Mas estamos aqui e considero uma missão de Deus e as mãos da Justiça, trabalhando diuturnamente para que a nossa cidade tenha um desenvolvimento que ela merece e que nossa população tenha uma melhor qualidade de vida.

Top Empresarial – Como administrar uma cidade com tantos problemas como Várzea Grande, em apenas um ano e meio de mandato?

Prefeita – Reconhecemos Várzea Grande, uma cidade abandonada na infraestrutura, na educação, no social, enfim, a saúde foi uma das metas mais preocupantes que tivemos. Herdamos muitos problemas, mas estamos enfrentando com coragem, determinação e respeito ao cidadão várzea-grandense. Em primeiro lugar trabalhamos para que os medicamentos chegassem à ponta para quem precisa. No Pronto-Socorro, começamos um trabalho de humanização, com o empenho dos médicos e servidores para atender os pacientes e suas famílias com mais dignidade. Ainda não atingimos 100% como gostaríamos, porém, estamos trabalhando firmemente ao lado do vice-prefeito, doutor Arilson Arruda e o secretário de Saúde doutor Cassius Clay para que possamos atingir a meta de levar saúde a 100% de nossa população.

Top Empresarial – Prefeita, qual a previsão para entregar o Pronto-Socorro reformado?

Prefeita – Acredito que até dezembro a primeira etapa da reforma fique pronta. Além da reforma física, promovemos mudança de hábito no Pronto-Socorro. Agora todos os médicos e demais profissionais estão usando jalecos, coisa que antigamente ninguém usava com medo da própria população. Isso faz com que sintamos um pouco realizada, pois é um sinal de que as pessoas estão acreditando e respeitando nossa gestão e os servidores das unidades de saúde. Estamos preocupados também em entregar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e que ela realmente funcione para atender a população a contento. Em conversa com o governo do Estado, tivemos a garantia que ele vai investir na região metropolitana, para que tenhamos uma saúde de qualidade e que possamos trabalhar em conjunto, para atender pacientes que vem do interior do Estado.

Top Empresarial – A senhora reeditou o projeto Sempre Amigas em novo formato com nome de “Mulheres Empreendedoras”, como tem sido a aceitação?

Prefeita – Foi um pedido de todas as mulheres que tenho encontrado na cidade. Depois de 12 anos da criação do projeto, muita coisa mudou. Hoje a mulher tem que ter oportunidade na vida empreendedora, por isso, junto com a secretária de Assistência Social reeditamos o projeto, porém, mais voltado a atual realidade, com cursos profissionalizantes para que no futuro, a mulher possa abrir sua própria empresa, pois sabemos que grande parte das mulheres são chefes de família, capacitadas elas poderão produzir mais e aumentar seu ganho. O projeto visa um social dentro de um todo. São as diretorias dentro de nossas comunidades que enfrentarão junto com a prefeita as dificuldades, seja na saúde, na educação, no social ou em obras, enfim, são mulheres antenadas com as situações para junto comigo fazer um trabalho que nossa sociedade precisa.

Top Empresarial – Outro projeto desenvolvido é o “Prati-Cidade”. Quais os resultados efetivos desta ação?

Prefeita – Temos um ano propriamente falando de administração, só que minha responsabilidade é tanta, e nossa cidade precisa, que precisamos realizar em um ano, o que seria feito em quatro anos de administração. Pensamos em projetos que cheguem à comunidade, assim criamos o Prati-Cidade, onde levamos as 19 Secretarias de Várzea Grande para cinco bairros vizinhos, concentrados em um só. Temos responsabilidade de levar mais programas de ação, não só sociais, como obras, serviços públicos, para que a população se sinta com mais qualidade de vida.

Top Empresarial – Quais projetos a Prefeitura de Várzea Grande tem para atrair novas empresas ao município e gerar mais empregos para a população?

Prefeita – Quando assumimos, nós vimos que nossa cidade estava esvaziando, não só os moradores, mas os empresários. Com isso, nossa responsabilidade de atrair novas empresas é ainda maior. Com uma semana de gestão, tivemos a visita do Atacadão, que estavam preocupados pela imposição burocrática. Fizemos com que o Atacadão ficasse no município, e hoje é a mais nova empresa, que está trazendo praticamente 500 empregos – 250 diretos e 250 indiretos. Inclusive, durante compras no local, eu pude sentir a alegria e o agradecimento dos funcionários que hoje tem essa oportunidade de emprego. Teremos também a inauguração do novo shopping, que é uma empresa dos sonhos dos várzea-grandenses. Estivemos com os proprietários e reivindicamos que só tenham funcionários do município, para que haja oportunidade.

Top Empresarial – O Parque Tecnológico será instalado em Várzea Grande, como a prefeita espera atrair novas empresas para a região?

Prefeita – O Parque Tecnológico é uma novidade muito importante para o município, e é uma ação conjunta com o governo do Estado. Queremos inclusive ressaltar o empenho do governo em ajudar Várzea Grande, e acreditamos que também pesou neste caso, o fator credibilidade na atual gestão. Encaminhamos à Câmara de Vereadores e foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei que concede incentivos fiscais as empresas que se instalarem na área do Parque Tecnológico. São poucos Parques Tecnológicos instalados no Brasil, e para Várzea Grande ser o primeiro no Estado é motivo de grande alegria, não só porque vai gerar empregos, mas porque vai produção de novas tecnologias e incentivar novas pesquisas.

Top Empresarial – A gestão do ex-prefeito Walace Guimarães tinha péssima avaliação da população. Em recente pesquisa, sua gestão subiu no conceito da população várzea-grandense. Como à senhora avalia este resultado?

Prefeita – Primeiro, porque estamos trabalhando com afinco e, principalmente, com seriedade e respeito ao erário. Estamos aqui apenas de passagem e temos o compromisso de fazer o melhor pela cidade que amamos. Estamos trabalhando diuturnamente para obtermos melhores resultados. A gestão passada deixou muito a desejar em todas as áreas Sabemos que o desafio é grande, mas com a união de esforços, vamos conseguir fazer muito por Várzea Grande e por nossa gente. Temos a esperança que Várzea Grande resgaste o título de Cidade Industrial que ostentou por muito tempo.

Top Empresarial – Como está à situação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)?

Prefeita – Esta semana já tivemos o primeiro processo de licitação. Estão em estudo das documentações. Levaremos asfalto, esgoto sanitário, casas populares a famílias em áreas de risco. Vale ressaltar que convidamos para fazer parceria conosco, os órgãos fiscalizadores. Já tivemos algumas reuniões com Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público e Polícia Federal, para que eles se adentrem também nesse programa de ação social. É um programa que contribuirá muito para Várzea Grande e precisa da participação, fiscalização e o empenho de todos, principalmente, da sociedade.

Top Empresarial – Como é ser a segunda prefeita mulher do segundo maior município de Mato Grosso?

Prefeita – A primeira mulher prefeita foi Sarita Baracat, e depois de tantos anos, assumo a Prefeitura de Várzea Grande. É uma grande responsabilidade. Quero fazer com que nossa população tenha uma vida melhor e com mais dignidade. Por isso, considero uma missão de Deus estar à frente deste município e vou honrar cada minuto de trabalho para não desapontar as pessoas que acreditam em Lucimar Campos.
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760