25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 28 de Junho de 2019, 09:49 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019, 09h:49 - A | A

Tabaporã

Justiça mantém inquérito contra prefeito acusado de compra de votos

Lucione Nazareth/VG Notícias

Sirineu Moleta

 prefeito Sirineu Moleta 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) negou trancamento do Inquérito Policial que investiga o prefeito de Tabaporã (a 643 km de Cuiabá), Sirineu Moleta (MDB), por supostamente comprar votos nas eleições de 2016. A decisão é da última quarta-feira (26.06) proferida pelo juiz-membro da Corte Eleitoral, Ricardo Gomes de Almeida.

Consta dos autos, que o Ministério Público Eleitoral (MPE) requereu abertura de Inquérito Policial em virtude de denúncia recebida pelo sistema PARDAL, para apurar supostas práticas de crimes eleitorais - compra de votos mediante entrega de vale combustível por Sirineu Moleta no pleito eleitoral de 2016 (quando ele foi eleito prefeito da cidade com 2.259 mil votos).

Leia Mais - Prefeito denunciado por compra de votos nega e diz que nunca teve dinheiro para ilicitude

O inquérito tramita em sigilo, não sendo possível chegar mais informações relacionado ao suposto ilícito eleitoral.

A defesa do prefeito ingressou Habeas Corpus para trancar o Inquérito Policial alegando que o procedimento padece de nulidade absoluta tendo em vista a ausência de acompanhamento do Tribunal Regional Eleitoral por força da prerrogativa da função de prefeito eleito, como também pelo constrangimento ilegal que o gestor vem sofrendo há 2 anos e 5 meses de tramitação da referida investigação.

“Requer, liminarmente, seja determinado o trancamento do inquérito policial instaurado na 27ª Zona Eleitoral em desfavor do paciente, e ao final, espera seja declarada ratificada a liminar com a concessão da ordem em definitivo”, diz trecho extraído do HC.

Ao analisar o pedido, o juiz eleitoral, Ricardo Gomes de Almeida, apontou não vislumbrar a demonstração de justa causa no habeas ou seja, proteger a liberdade de locomoção da prática de violência ou coação, por abuso de poder ou ilegalidade.

O magistrado destacou que o suposto ilícito investigado ocorreu no período em que Sirineu Moleta sequer era prefeito de Tabaporã razão pela qual não incide a prerrogativa de foro.

“Ademais, o direito de liberdade do paciente não se encontra em risco, não existindo qualquer ordem de prisão contra sua pessoa, ou a comprovação de qualquer outro comando inibitório, ou decisório. Dessa forma, em juízo de estrita delibação, própria da análise do pedido liminar formulado em âmbito de Habeas Corpus, verifica-se que não há como extrair elementos dos presentes autos aptos a ensejar o deferimento da tutela de urgência pleiteada. Pelo exposto, INDEFIRO a liminar pleiteada”, diz trecho extraído da decisão

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760