25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 06 de Maio de 2016, 13:14 - A | A

Sexta-feira, 06 de Maio de 2016, 13h:14 - A | A

Impeachment

Com 15 votos favoráveis, Comissão aceita processo de impeachment de Dilma

O parecer do relator Antonio Anastasia foi votado nesta sexta, numa sessão que durou quase três horas

Redação VG Notícias

Com 15 votos favoráveis, 5 votos contrários e sem o voto do presidente, foi aprovado, nesta sexta-feira (06.05) o parecer pela admissibilidade do pedido de impeachment. A decisão tem de ser confirmada pelo Plenário. Para ser aprovado, o texto precisava de pelo menos 11 votos. Agora caberá ao Plenário dar a palavra final, na próxima quarta-feira (11.05).

Se a maioria simples dos senadores presentes ratificar o documento, Dilma Rousseff será afastada por até 180 dias para que os senadores possam julgar o mérito da questão.  Nesse período, o vice-presidente Michel Temer assume o governo do país.

Anastasia afirmou que nesta fase, o Senado discute apenas a admissibilidade do processo, ou seja, se há elementos necessários para a abertura do processo contra a presidente. 

"Estamos tratando só da admissibilidade, e ela se limita a termos ou não a presença da justa causa. Ontem eu falava a justa causa é a existência plausível de elementos típicos dos fatos narrados", disse o relator, que ainda afirmou estar com a "consciência tranquila".

Ampla defesa - A presidente Dilma terá direito a ampla defesa, como explicou o relator. É o que Anastasia chama de "fase probatória". Segundo o relator, a partir daí, os senadores avaliarão se os dois fatos apontados na denúncia  - pedaladas no Plano Safra e edição de seis decretos de créditos suplementares - terão enquadramento como crimes de responsabilidade. (Com Agência Senado).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760