26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 01 de Abril de 2015, 09:10 - A | A

Quarta-feira, 01 de Abril de 2015, 09h:10 - A | A

Chefe de comunicação da Fazenda e assessor de Levy pede demissão

Ministério altera transcrição de áudio de Levy, e assessor sai

G1.com

O Ministério da Fazenda publicou em seu site duas transcrições, em português e inglês, da palestra do titular da pasta, Joaquim Levy, no último dia 24, em São Paulo. As transcrições, porém, não são fiéis à declaração do ministro, que afirmou que “a maioria das empresas não gosta de pagar impostos no Brasil”, conforme publicou O GLOBO nesta terça-feira. Nos textos publicados no site do ministério, a palavra “companies”, usada pelo ministro em sua palestra original, em inglês, foi substituída por “people” e depois traduzida para “pessoas”, na versão em português preparada pelo ministério.

A transcrição e a tradução do áudio foram realizadas pela equipe de assessoria internacional do ministério, que não é ligada à área de comunicação. Mesmo assim, nesta terça, o jornalista Fernando Thompson, assessor especial do ministro para a imprensa, pediu demissão.

O ministro deu a palestra a um grupo de ex-alunos da Universidade de Chicago, em que havia estrangeiros presentes. Foi nessa mesma palestra que Levy disse que Dilma “é bem intencionada, mas nem sempre age da forma mais eficiente”, em áudio revelado pela “Folha de S.Paulo”. O ministério colocou no ar no domingo à noite, em seu site, o áudio da íntegra da palestra, que tem 26 minutos e 50 segundos, e, no dia seguinte, liberou as transcrições.

Em um contexto em que explica as medidas sobre a revisão de benefícios sociais e da contribuição previdenciária de empresas, o ministro afirma literalmente:

— I am going to tell you a little secret. Here in Brazil most companies don't like to pay taxes. I mean they don't want to pay social security contributions and so forth and so on. There is a big fight about that. So let’s also think on how we can save on social security. So part of the reform that we are doing are things that are not taking away rights but are improving, avoiding waste in this thing. Not so much just frauds and abuses but also waste, things that have changed the objective of some programs.

Em tradução livre:

— Vou te contar um pequeno segredo. No Brasil, a maioria das empresas não gosta de pagar impostos. Elas não querem pagar contribuição previdenciária. Então, há uma grande briga em torno disso. Então, pensamos em como podemos economizar na contribuição previdenciária. Estamos fazendo coisas que não são tirar os direitos (trabalhistas), mas mudar o objetivo de alguns programas.

Nesta terça-feira, o ministro da Fazenda disse a interlocutores que aceitou o pedido de demissão de Fernando Thompson e lamentou o equívoco de sua equipe.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760