Dias após Michel Temer (PMDB) assumir a Presidência da República, com o afastamento de Dilma Rousseff do cargo, não há unanimidade no Brasil sobre o futuro do país. É o que mostra uma pesquisa do IBOPE Inteligência realizada entre os dias 12 e 16 de maio.
A população está dividida em otimistas, pessimistas e os que não estão em nenhum dos dois lados.
De acordo com o estudo, 34% dos brasileiros estão pessimistas em relação ao futuro do país, enquanto 31% estão otimistas e 30% não estão nem otimistas e nem pessimistas, além de 5% que não sabem responder à questão.
Essa é uma situação parecida com a vivida em novembro de 1992, quando Itamar Franco assumiu o posto de presidente após a saída de Fernando Collor do cargo. Naquela época, o IBOPE fez a mesma pergunta aos brasileiros e o pessimismo era ainda maior: 40%. Otimistas somavam 27% e 25% não pendiam para nenhum dos lados.
No entanto, naquele período, a esperança do Brasil se tornar um país mais honesto era maior. Em 1992, 44% da população achava que o Brasil seria um país mais honesto depois do impeachment de Collor. Hoje, somente 26% pensam dessa maneira e a maioria (53%) acha que tudo continuará a mesma coisa, percentual que era de 42% há 24 anos. Há ainda 17% que dizem que o Brasil será um país menos honesto após esse processo, pensamento que era compartilhado por somente 9% da população em 1992.
Interesse próprio x interesse do país - O IBOPE Inteligência também perguntou aos brasileiros sobre a atuação dos parlamentares no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A maioria (63%) diz que deputados e senadores atuaram em benefício próprio e defenderam interesses dos partidos e de instituições privadas no processo de impeachment. Apenas 23% acreditam que os parlamentares agiram em benefício dos interesses do país e da população brasileira.
Há também quem acredite que eles atuaram dessas duas maneiras. Esses somam 8%. E os que não sabem ou preferem não responder totalizam 7%.
Sobre a pesquisa - A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 141 municípios, entre os dias 12 e 16 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Comentários (0)
O VG Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!