O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou seu apoio, na manhã deste sábado (19.07), aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) após medidas adotados pelo governo dos Estados Unidos contra integrantes da Corte brasileira.
O ministro do STF Alexandre de Moraes e seus aliados tiveram seus vistos revogados na noite dessa sexta-feira (18), conforme publicação feita pelo secretário dos EUA, Marco Rubio. Na postagem, Rubio cita Donald Trump (Republicano) dizendo que a administração americana “vai responsabilizar estrangeiros responsáveis pela censura à expressão protegida nos Estados Unidos”.
Leia matéria relacionada - Governo Trump revoga vistos de ministros do STF após medidas contra Bolsonaro
No pronunciamento, Lula classificou a ação norte-americana como “arbitrária e completamente sem fundamento”, além de afirmar ser “inaceitável” a interferência de um país no sistema de Justiça de outro.
“Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”, diz trecho da nota.
As desavenças entre Brasil e Estados Unidos começou na tarde do dia 9 de julho, quando o mandatário estadunidense publicou uma carta anunciando tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros.
Leia também - Cármen Lúcia defende tornozeleira e proibições para conter Bolsonaro
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).