25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Opinião Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2014, 12:48 - A | A

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2014, 12h:48 - A | A

Violência Humana x Segurança Pública

A jornalista Dana Campos, neste artigo faz uma reflexão a inversão de valores que são transmitidos a criança, adolescentes e jovens.

por Dana Campos*

Estrutura familiar, educação escolar, princípios religiosos e éticos.

A ausência desses ensinamentos e doutrinas, associada à cultura do consumismo e ao surgimento da 'celebridade às avessas', tem degenerado grande parcela de uma geração de crianças e adolescentes, que se tornou descompromissada com o seu próprio futuro. Pois, possuem valores avessos aos da moral, educação e respeito à família e ao próximo.

Crianças e adolescentes 'órfãos' de uma família estruturada, com base em princípios morais e  disciplinares, e também de políticas educacionais e de  inclusão social. O resultado disso tem sido essa violência exacerbada e assustadora. Crianças sendo arremessadas de pontes e apartamentos, pessoas sendo decapitadas e incendiadas, por não terem  dinheiro para entregar a  criminosos que, na maioria,  têm entre 18 e 24 anos.

Dinheiro que para esses adolescentes e jovens serve somente para adquirir e  ostentar algo, que na verdade  não tem. Muito disso também é fruto de uma cultura midiática do 'ter para poder ser'. E a sociedade em geral, de maneira equivocada, associa tamanha violência à falta de 'segurança'. A segurança pública, em todas as esferas, deve sim ser melhor  equipada e aparelhada. Entretanto, por mais contingente que adquira e por mais moderna que esteja jamais irá educar e pregar princípios e valores morais a esses jovens degenerados.

Para transformar essa realidade violenta, o cidadão precisa passar a olhar e cuidar dos seus. Preocupar com as questões do seu próprio ambiente familiar e tomar medidas que realmente evitem que uma criança ou jovem inicie no mundo do crime.

O cidadão que é pai, mãe, filho, filha, avô, avó, tio, tia, irmão, irmã, etc. O que faz para que a criança ou jovem com que convive não se torne um degenerado, um transgressor de regras e das leis? Aliás, que tipo de regras, valores, princípios morais e éticos passam a eles?

Que exemplo de vida dá a eles? A criança, o adolescente e o jovem precisam de limites. Devem conhecer entender e respeitar regras de convivência, de conduta familiar e social.

Sendo assim, o cidadão que normalmente atribui a violência humana tão e somente ao setor de segurança, deve antes tomar consciência da responsabilidade que possui em relação à educação de suas crianças e jovens.  Deve servir de exemplo e, assim, não esperar somente que o poder público resolva o problema da violência humana.

*Dana Campos é jornalista

Comente esta notícia

Sebastião Nunes de Almeida 20/05/2014

Prezada Dana Campos, sou graduando do Curso de Direito e estou fazendo um trabalho sobre Violência Humana e Segurança Pública. Gostaria que você me enviasse esse artigo por completo.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760