26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Nacional Quinta-feira, 29 de Agosto de 2013, 10:19 - A | A

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2013, 10h:19 - A | A

Projeto de Lei busca inibir acidentes como o desabamento do prédio da Zona Leste de SP que matou oito

Desabamento do prédio comercial na Zona Leste de São Paulo, deixou oito mortos e pelo menos 26 feridos.

da Assessoria

Para coibir irresponsabilidades em imóveis em construção e reforma e evitar acidentes como o do prédio comercial na Zona Leste de São Paulo, que desabou e deixou oito mortos e pelo menos 26 feridos, foi apresentado pelo deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) Projeto de Lei que estende o prazo da permanência das placas com nomes de responsáveis técnicos nos recintos para além do momento da execução das obras, também em períodos de reformas e sejam mantidas.

“Essa proposta visa coibir irresponsabilidades na execução das obras, situação que tem constantemente exposto e feito reféns pessoas que confiam nestes profissionais. Além disso, identificar e promover os bons profissionais e trazer referência para denuncia dos de conduta inadequada”, argumenta Júlio Campos.

Segundo o parlamentar, a população não pode ser refém de construções irresponsáveis, em casos de desabamento como o de São Paulo que deixou oito mortos e 26 feridos. “A obra sequer tinha a placa com referência dos nomes dos responsáveis técnicos pela obra, isto é um absurdo”, argumenta o parlamentar.

A proposta  de nº 5717/2013, que encontra sob análise da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, que altera a Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências, estendendo o tempo em que as placas com os nomes dos responsáveis técnicos pelas obras devem ficar nos recintos.

“Temos assistido, no país, a uma série de sinistros na área da construção civil resultantes de incompetência técnica dos responsáveis pelas obras”, afirma Júlio Campos.

De acordo com o deputado, se os empreendimentos, quando finalizados, continuassem a portar os nomes dos responsáveis por sua edificação, eles teriam mais cuidado ainda em sua conduta como profissionais.  Por outro lado, um profissional cuidadoso e competente irá considerar vantajosa a exibição de seu nome de forma continuada no empreendimento finalizado, pois sentir-se-á orgulhoso de ter participado de sua construção.

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760