25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Nacional Quinta-feira, 01 de Outubro de 2015, 09:41 - A | A

Quinta-feira, 01 de Outubro de 2015, 09h:41 - A | A

Investigação

Irregularidades no Mc Donald's entram na mira do MP do Trabalho

Força-tarefa verificará irregularidades em todo o país

Extra

O Ministério Público do Trabalho vai iniciar, nos próximos dias, uma força-tarefa contra irregularidades em lanchonetes do Mc Donald's. Cinco procuradores estarão à frente da investigação, que visa a verificar práticas trabalhistas que não estejam de acordo com um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2013.

Moacyr Roberto Auersvald, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade ( Contratuh) explica que a entidade vinha denunciando o não cumprimento do acordo por pate da rede de fast food:

— O Mc Donald's entregou uma quantidade muito grande documentos (provando que está cumprindo o acordo). Msa entre entregar os documentos e a realização efetiva da ação há uma diferença enorme. Então, o MP determinou que cinco procuradores fizessem uma força-tarefa para analisar os documentos, para fiscalizar as lojas, verificar in loco as denúncias e o acordo que haviam feito.

Segundo Auersvald, uma das principais irregularidades trabalhistas que serão investigadas é a chamada jornada variável, quando a pessoa se apresenta para trabalhar, mas é obrigada a ficar em uma “sala de break”, como eles chamam. A pessoa só volta a trabalhar se efetivamente a loja tiver movimento.

— Então, você fica à disposição da empresa durante oito horas e, efetivamente, acaba trabalhando quatro ou cinco horas, e a empresa só quer pagar essas horas trabalhadas — explicou.

O grupo de procuradores do Trabalho inclui João Filipe Sabino, José Maturana, Paulo Veloso e Ulisses Carvalho, além do Procurador do Trabalho, em Recife, Leonardo Osorio Mendonça. A força-tarefa verificará irregularidades em todo o país, começando pelas lojas de Pernambuco.

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760