por Edina Araújo/VG Notícias
Mais um crime ambiental é flagrado e denunciado em Várzea Grande pelo vereador pevista, Pery Taborelli – popular coronel Taborelli. Desta vez, o crime ambiental foi constatado em um terreno na avenida Filinto Muller, 300, no centro da cidade - e autorizado pelo secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SEMMA), Versídes Sebastião de Moraes e Silva.
O secretário concedeu licença especial à empresa Gerencial Empreendimentos Torres de Várzea Grande, para aterrar a área de 3.653 mil metros quadrados - para a construção de Showroom e uma Central de vendas do empreendimento.
Conforme consta da licença, o secretário diz que esteve “in loco na área e que do ponto de vista ambiental, na oportunidade da vistoria observou-se que o local encontra-se inserida em Perímetro Urbano, na Zona de Uso Misto (ZUM), não havendo nenhuma restrição para esta atividade, portanto somos favoráveis a emissão da licença Especial para a atividade requerida”, diz trecho da autorização.
Diz ainda o secretário, que constatou que a área em questão, “está em acordo com a lei 3.112/2007 Plano Diretor... Lei Complementar que dispõe sobre o Zoneamento ... Uso de Ocupação do Solo 3.727/2012, não possuindo nenhuma restrição para esta atividade, desde que cumpra as legislações ambientais. A área encontra-se totalmente antropizada desprovida de vegetação ativa totalmente mudada”.
Entretanto, o sargento Cruz da Polícia Ambiental, contesta Versídes quanto à área estar totalmente “antropizada”, (sofrido totalmente a ação do homem). Ele esteve no local e fez o flagrante e mostrou que no local ainda possuem árvores e algumas foram cortadas, conforme resquícios deixados na área.
Entretanto, de acordo com o sargento Cruz da Polícia Ambiental, a área se encontra antropizada, ou seja, sofreu ação do homem, não havendo vegetação ativa e totalmente murada, destacando assim crime ambiental.
O engenheiro da obra, o motorista e a retro-escavadeira foram conduzidos à Delegacia Especial de Meio Ambiente – Dema, em Cuiabá, para prestar esclarecimentos.
Empreendimento – Cláudio Stábille, advogado da Gerencial Empreendimentos Torres de Várzea Grande, disse que a empresa está trabalhando em conformidade com a lei. Segundo Stábille, seu cliente requereu a licença na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conforme prevê a legislação ambiental. “Se houve erro, não foi por parte da empresa. Ela solicitou a licença respeitando a legislação ambiental”, esclareceu.
Outro lado – A reportagem do VG Notícias, entrou em contato com o secretário de Meio Ambiente, Versídes, mas não o encontrou. O secretário adjunto da Semma, Zito Portela falou com a reportagem e disse que não havia conseguido contato com Versídes. E que o expediente da Semma só começa a partir das 12 horas. Até o fechamento da matéria não houve retorno.
Confira matéria relacionada
Caminhões apreendidos aterrando área de APP em Várzea Grande
p 20/06/2013
SE É ÁREA DE APP DEIXA QUIETO NO SEU LUGAR, PRA QUE DESTRUIR????
Carlito 19/06/2013
Quem faz o parecer técnico são os servidores, acho que não devemos falar apenas do secretário. São grandes os indícios que têm gente de olho na cadeira nele e conta a anuência de ...bom, deixa pra lá. Inclusive hoje estava lá, a pessoa que quer assumir...
Camilo 19/06/2013
Quero saber quais foram os técnicos que assinaram o parecer técnico...É...A turminha do Loro está agindo já pra emplacar o cunhado e todos continuarem lucrando bastante com as fiscalizações, vistorias e licenças, agora em lava-jatos, garimpos e postos de gasolina...
Tamborelli 19/06/2013
AAAAAAAAAAAA tem mais cada um sabe o tamanho da merda antes que efetuar o verdadeiro efeito de desgases.
Hoje o Delegado do Meio Ambiente foi trocado porque será em?
Com a palavra Vereador Taborelli
Vergonha desse vereador 19/06/2013
Eu como Varzeagrandense tenho vergonha de ter um Vereador como esse representando a população
1º Papel do vereador é Fazer Leis e Fiscalizar o Prefeito, não ficar perseguindo que está trazendo investimentos ao nosso Municipio.
2º Site e Vereador publiquem o final dessa história, todos gozando da arbitrariedade exercida pelo vereador.
3º A maquina não ficou presa e muito menos o Engenheiro
Roseli Porto 19/06/2013
Complicado ser servidor publico em VG, uma insegurança total Esse Vereador qie ae acha Deus não da sussego nem ao Diabo.
Ale 19/06/2013
Parabens Taborelli não esperavamos outra atitude sua á não ser essa.
7 comentários