25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Meio Ambiente Segunda-feira, 26 de Agosto de 2013, 17:20 - A | A

Segunda-feira, 26 de Agosto de 2013, 17h:20 - A | A

CRIME AMBIENTAL

MPE irá investigar denúncia de que Secopa está construindo Centro de Controle de Operações do VLT em VG em um “brejo”

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O Ministério Público Estadual (MPE/MT) abriu procedimento preparatório para instauração de inquérito civil, para investigar denúncia de crime ambiental cometido pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), em uma das obras em Várzea Grande, denunciada com exclusividade pela reportagem do VG Notícias. Clique aqui e confira matéria

De acordo com a denúncia, protocolada pelo vereador por Várzea Grande Pery Taborelli (PV), o Centro de Controle Operacional (CCO) do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), localizado atrás do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, está sendo construído em uma região alagada, um brejo, e está recebendo aterro sem o tratamento do solo adequadamente.

Segundo o vereador, em aterros executados sobre área alagada, antes da execução da primeira camada do aterro deve ser viabilizada a drenagem da área. “Quando não há possibilidade de escoamento ou remoção da água existente, a primeira camada do aterro deve ser executada com material granular permeável, areia, pedregulho, por exemplo, funcionando como dreno que evita ascensão de água capilar advinda da fundação e pode prevenir rupturas por afundamento” explicou.

Caso a denúncia seja comprovada a Secopa irá responder por prática de ato lesivo ao patrimônio ambiental, cultural e paisagístico.

Entenda – Em 13 de julho, Taborelli esteve no local das obras, após denúncia do VG Notícias, e verificou que a terra está sendo espalhada em cima de área alagada – sem nenhum trabalho preliminar para receber o aterramento.

Na obra, o vereador procurou pelo engenheiro responsável para pedir esclarecimento e verificar a licença ambiental, no entanto, foi informado por um dos responsáveis do local, que não havia nenhum engenheiro naquele momento e nem as licenças estavam na obra.

Já em contato com o engenheiro Roberto - responsável pela obra – o vereador foi informado que não tinha como mostrar a documentação porque a engenheira ambiental responsável não se encontrava. Ainda segundo o engenheiro, o Consórcio tem obrigação de apresentar os documentos apenas ao cliente, no caso Secopa – conforme cláusulas contratuais.

Um dos proprietários da área onde está sendo construído o CCO, Adauto Tuim, já adiantou ao coronel Taborelli que estão fazendo aterramento em área que nem foi desapropriada - e não tem a certificação ambiental necessária para o serviço que está sendo executado.

Comente esta notícia

O Observador 27/08/2013

denuncia sem fundamento e meramente de cunho eleitoreiro.
quem quer apostar se o nobre parlamentar não irá sair candidato a deputado ano que vem... todas as denuncias feitas por ele até agora não deram em nada,quer polemica para ficar na mídia.

positivo
0
negativo
0

alexander 27/08/2013

não tem ocupação e fica atrapalhando o desenvolvimento da cidade fingindo estar preocupado com brejo.
olha pra cidade nada funciona. vai trabalhar !!

positivo
0
negativo
0

VARZEA GRANDE 26/08/2013

Parabéns ao Vereador Coronel Taborelli, o Desenvolvimento a qualquer custo vai nos deixar para a eternidade os prejuízos de uma má gestão...... quando chover esse VLT vai virar submarino..... Que pena que não possuímos um prefeito como você....

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760