25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 16 de Abril de 2016, 18:36 - A | A

Sábado, 16 de Abril de 2016, 18h:36 - A | A

Impeachment

Sessão sobre impeachment de Dilma dura mais de 30 horas

A discussão foi ininterrupta e a mais longa da história do parlamento

Redação VG Notícias com informação da Câmara feder

Os 25 partidos com representação na Câmara dos Deputados discutiram o parecer que pede abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT).  A discussão durou mais de 34 horas ininterrupta. A oitava sessão consecutiva sobre o pedido de impeachment, os deputados inscritos individualmente debatem a matéria. 

Até o final da sétima sessão, foram 246 discursos contabilizados, o que fez o Plenário quebrar o recorde de sessão contínua mais longa da História da Câmara. (A Secretaria Geral da Mesa considera como sessão contínua as sessões consecutivas cujo intervalo não ultrapasse uma hora).

Até então, a sessão com maior duração na Casa havia sido a da votação da Medida Provisória dos Portos, em maio de 2013, que durou 22h consecutivas. A discussão da Medida Provisória levou, ao todo, cerca de 40 horas, divididas ao longo da semana. 

Um partido não falou. O PEN abriu mão da hora reservada para discutir. Os debates de Plenário repetiram os argumentos já levantados durante a análise na comissão especial. Para os contrários ao afastamento da presidente, o impeachment é uma tentativa de golpe.

Já os favoráveis ao impedimento de Dilma enfatizam que houve crime contra as contas públicas e recorrem a outros argumentos contra o Planalto: corrupção, falta de governabilidade e crise econômica.

Relatório - O Plenário discute o parecer que determina a abertura de processo de crime de responsabilidade contra a presidente. Contra ela, pesam a abertura de créditos suplementares por decreto presidencial, sem autorização do Congresso Nacional; e o adiamento de repasses para o custeio do Plano Safra, obrigando o Banco do Brasil a pagar benefícios sociais com recursos próprios - o que ficou conhecido como "pedalada fiscal".

Rito - Cabe à Câmara dos Deputados autorizar, ou não, a abertura de processo de impeachment contra a presidente. Essa decisão depende do aval de 342 votos favoráveis, dois terços da composição da Câmara dos Deputados. Se o processo for aberto, o Senado será responsável por julgar a presidente Dilma.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760