25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 10 de Abril de 2016, 16:04 - A | A

Domingo, 10 de Abril de 2016, 16h:04 - A | A

Novela VLT

População irá preferir andar de ônibus do que VLT, aponta estudo

VLT terá um crescimento 10 vezes menor do que a procura por ônibus municipais e intermunicipais

Rojane Marta/VG Notícias

Estudo encomendado pelo governo do Estado, aponta que a população de Cuiabá e Várzea Grande irá preferir andar de ônibus do que de VLT (Veículo Leve sobre os Trilhos).

De acordo com o estudo feito pela empresa KPMG Consultoria, apresentado na última quinta-feira (07.04), a procura pelo novo modal, se as obras forem conclusas, deverá ficar estagnada por ao menos, 35 anos.

O relatório da empresa mostrou ainda, que o VLT terá um crescimento 10 vezes menor do que a procura por ônibus municipais e intermunicipais no mesmo período, nas duas cidades por onde passarão os trilhos do VLT.

Segundo consta no relatório, a busca pelos coletivos poderão aumentar em até 74,7%, até 2045, enquanto que o VLT poderá ter um aumento de 6,2%, até o mesmo período.

Para o secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, o relatório apresentado pela empresa aponta a inviabilidade do modal. “Daqui a 35 anos, a quantidade e percentual de pessoas que vão usar ônibus serão maiores do que hoje e a quantidade de pessoas que usaria o VLT vai ser menor em 2045. Então mostra que o VLT não é um modal que vai ter uma maior utilização, pelo contrário, isso mostra que ao longo do tempo ele vai diminuir a quantidade de pessoas que vão usar ele”.

Já o secretário do gabinete de Assuntos Estratégicos, Gustavo Oliveira, ressaltou que o crescimento do VLT não irá acompanhar o de outros transportes coletivos, porque Cuiabá e Várzea Grande não contam com um crescimento vertical e sim, horizontal. “A região metropolitana tem uma expectativa de aumentar o número de bairros periféricos, que são servidos pelas linhas de ônibus, ao invés de construções de prédios e empreendimentos ao longo da linha do VLT” destacou. Com informações GCOM/MT.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760