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Cidades Quinta-feira, 07 de Abril de 2016, 10:43 - A | A

Quinta-feira, 07 de Abril de 2016, 10h:43 - A | A

Suspensão

Justiça suspende cobrança de pedágio na BR-163 em MT

Concessionária firma que paralisação coloca em risco realização de serviços, como socorro médico e mecânico

Lucione Nazareth / VG Notícias

A Justiça Federal concedeu liminar e suspendeu a cobrança de pedágio por parte da concessionária Rota do Oeste em dois locais da BR-163, em Mato Grosso: nos postos de pedágio em Rondonópolis e Jaciara.

A decisão atende ao pedido de liminar interposto pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a Rota do Oeste, a União e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O MPF requeria liminarmente a suspensão da cobrança do pedágio por prazo indeterminado, até que a concessionária ofereça serviço público adequado aos usuários, com condições dignas de tráfego e segurança.

No julgamento do mérito da ação (decisão final), o MPF pede a condenação da Rota do Oeste ao pagamento de dano moral coletivo no valor de R$ 49 milhões a ser revertido em projetos sociais em Rondonópolis, Juscimeira, São Pedro da Cipa e Jaciara.

Outro Lado - Em nota encaminhada, a Concessionária Rota do Oeste informou que ainda não foi notificada a decisão que suspenda a arrecadação do pedágio.

A empresa argumenta que a paralisação coloca em risco a realização de todos os serviços operacionais, como socorro médico e mecânico, além de obras de duplicação e da própria conservação da rodovia.

Confira nota de esclarecimento da Rota do Oeste:

"Com base na determinação liminar que interrompe a operação na praça de pedágio de Rondonópolis, localizada no km 214 da BR-364, a Rota do Oeste vem a público esclarecer que a arrecadação é legítima e sua paralisação põe em risco a realização de todos os serviços operacionais, como socorro médico e mecânico, além das obras de duplicação e da própria conservação da rodovia ao longo de todo o trecho sob concessão. Embora não seja sua atividade fim, o pedágio é única fonte de remuneração e fundamental para manter todos os investimentos previstos para a BR-163/BR-364 em Mato Grosso. Por isso, amparada pelo direito, a empresa irá recorrer da decisão.

A Concessionária informa que no referido trecho, entre Cuiabá e Rondonópolis, as obrigações de realização das obras estruturais, ou seja, de recuperação profunda do pavimento e duplicação da pista, são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT), órgão do Governo Federal. Porém, a fim de garantir melhores condições de trafegabilidade e segurança, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitou que a Concessionária Rota do Oeste assumisse os trabalhos de conservação do trecho para solucionar os problemas existentes no pavimento. Para atender a demanda da ANTT e dos usuários, a Rota do Oeste implantou o Plano de Recuperação Emergencial, que já tapou 8.634 buracos, atuou em 721 pontos e restaurou profundamente 17,5 km em dois meses de atuação.

É importante ressaltar que, nos trechos onde a atuação foi da Rota do Oeste desde o início da concessão, a condição do pavimento é boa, o que resultou em melhoria na classificação geral da rodovia segundo a última “Pesquisa CNT de Rodovias”. Já foi investido R$ 1,2 bilhão na construção de 117 km de pistas duplicadas no sul do Estado, na recuperação de todos os 450 km de pistas sob sua responsabilidade (entre a divisa de Mato Grosso do Sul e Rondonópolis, a rodovia dos Imigrantes e o segmento entre Posto Gil e Sinop) e na implantação e operação do Sistema de Atendimento ao Usuário. Todo este trabalho já resultou na redução de 28% no número de mortes na comparação com o período anterior à atuação da Rota do Oeste”.

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