25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 28 de Março de 2016, 09:58 - A | A

Segunda-feira, 28 de Março de 2016, 09h:58 - A | A

RESPOSTA AO SECRETÁRIO

Secretário de VG é criticado por expor Guarda Municipal

Agente da GM diz que secretário deveria citar nomes e não expor toda corporação a sociedade

Edina Araújo/VG Notícias

Descontente com as declarações do secretário de Defesa Social do município, Walter de Fátima, que tem agente da Guarda Municipal de Várzea Grande que não gosta de trabalhar, um GM que pediu para não se identificar, afirmou à reportagem do VG Notícias, que não há estrutura para a categoria trabalhar.

“Os armamentos são velhos e piores do que dos bandidos nas ruas. Holerite é uma piada, com salário defasado, os guardas municipais passam dia e noite em meio a materiais para construção, respirando cimento e cal”, desabafou.

O agente disse que o secretário tem razão sobre alguns guardas utilizarem atestado médico para não trabalharem, contudo, o fato de não citar nomes, expõe a corporação.

“Não cita nomes e expõe isso ao público, logo as pessoas entendem que todos os Guardas Municipais não honram a farda. Os problemas de casa são resolvidos em casa. Não deveria o coronel Walter expor os Guardas à sociedade da forma que fez e sim correr atrás de um salário digno para os pais de família, que não tem nada a ver com essas situações de atestados médicos”.

Conforme o agente, o secretário fala sobre os holerites, mas não vê que o Guarda Municipal é obrigado a trabalhar em locais insalubres, onde há focos de proliferação de mosquitos da dengue, e muitos pneus a céu aberto nos fundos da Prefeitura.

“Desde que assumiu a pasta, não houve mudanças na GM, ele apenas trabalhou com a corregedoria, que sim, é necessário para a instituição, mas não houve melhorias. Não há novas viaturas, nem novas pistolas e não houve melhoria salarial. O GM sai as ruas de umas das cidades mais violentas do Brasil com colete balístico vencido para enfrentar a criminalidade a troco de um salário de R$ 1.700”, desabafou.

Entenda- O secretário de Defesa Social, Walter de Fátima, Walter fez a declaração durante sua participação na Audiência Pública realizada na Câmara, na última terça-feira (22.03) que discutiu a implantação da Delegacia de Roubos e Furtos e Instituto Médico Legal (IML) no município.

Em entrevista ao VG Notícias, Walter de Fátima, fez questão de destacar que as irregularidades ocorreram nas gestões passadas e que atual gestão vem buscando acabar com todas as ilegalidades que vinham sendo cometidas.

Ele deixou claro que os equipamentos que a GM ainda trabalha, é da gestão do então prefeito Jaime Campos (DEM), quando foi criada.

“Eu falei tudo isso ai, e que tem pessoa na Guarda Municipal que há oito anos não trabalha. O cara mais vagabundo da Guarda Municipal é uma pessoa ligada a Walace que não trabalha. O pessoal sabe que é. Eu falei isso tudo porque tem pessoas que estão tentando me sabotar só porque estou buscando acabar com as irregularidades, que antes tinha aqui e fazer com que a Guarda Municipal trabalhe melhor”, declarou.

Walter explicou que como forma de melhoria, a atual administração já comprou 80 coletes, está providenciando a compra de 50 pistolas 380, munições, criou a Corregedoria da corporação para punir os agentes que cometem irregularidades, e melhorando a carreira da categoria.

“É muito fácil fazer audiência pública e criticar o trabalho da Guarda Municipal. Mas, promover melhorias em prol da Guarda para oportunizar um melhor serviço na questão de segurança ninguém faz”, disse.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760