25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Sexta-feira, 04 de Março de 2016, 11:27 - A | A

Sexta-feira, 04 de Março de 2016, 11h:27 - A | A

Justiça

Fabricante de tintura para cabelos indenizará funcionário contaminado por chumbo

Empregado adquiriu doença pelo contato com chumbo da tintura de cabelo

Extra

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a Palmindaya Cosméticos Ltda. a indenizar um empregado. A empresa terá que pagar uma pensão mensal, além de uma indenização de R$ 100 mil por danos morais, para o auxiliar químico. O funcionário afirma que adquiriu insuficiência renal crônica, que exige tratamento de hemodiálise, por trabalhar por mais de 40 anos com acetato de chumbo. A substância é usada na preparação de loção para escurecimento dos cabelos grisalhos.

Na Justiça, a empresa disse que a perícia médica realizada não prova nada, porque o perito era ortopedista, e não especialista no assunto. Segundo a empresa, o auxiliar químico não manuseava os produtos, apenas os jogava em um recipiente (batedeira) para que fosse misturado a outras substâncias. A fabricante diz que o tempo de exposição seria de apenas 15 minutos, duas vezes por semana.

A fábrica também destacou que a loção para cabelos grisalhos é vendida com autorização da Anvisa há mais de 60 anos, com percentual de acetato de chumbo de 0,6%. Segundo a marca, outras empresas também produzem essa fórmula há mais de 80 anos. A Palmindaya afirmou que especialistas garantem que o produto não causa nenhum dano, mesmo no caso de utilização contínua e diária.

Apesar dos argumentos da defesa, a empresa foi condenada em todas as instâncias. O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) frisou que a fabricante deveria comprovar que a doença teria outra causa, como obesidade ou hipertensão, como tinha afirmado. Os magistrados destacaram que, segundo o perito, pelo caráter acumulativo do chumbo no organismo, exames periódicos deveriam ter sido feitos para verificar o resíduo deste metal no organismo do trabalhador. Além disso, um protocolo do Ministério da Saúde orientando quanto ao manuseio do acetato de chumbo não teria sido observado pela empresa.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760