25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016, 08:12 - A | A

Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016, 08h:12 - A | A

Concurso

Taques garante que irá realizar concurso público para agentes penitenciários

Secretaria de Gestão ficou encarregada de encaminhar a lei para criação de novas vagas para a categoria

Gcom-MT

O governador Pedro Taques visitou nesta segunda-feira (22.02) a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) para discutir com os servidores públicos e líderes sindicais as principais necessidades da pasta. Na ocasião, reforçou o compromisso de realizar concurso público para agentes penitenciários o mais rápido possível, conforme anunciado na última quinta-feira (18) . A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) ficou encarregada de encaminhar a lei para criação de novas vagas para a categoria, após reunião com o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindispen-MT), na semana passada.

Taques pontou a importância da Sejudh para o estado de transformação e garantiu que conhece todas as necessidades da secretaria, principalmente, sobre o sistema penitenciário e a necessidade de ressocialização daqueles que hoje estão inseridos nele. O governador também anunciou a aquisição de uniformes para os agentes penitenciários. “Se amanhã vamos entregar 800 mil uniformes escolares aos estudantes, se estamos comprando uniformes para as polícias civil e militar, por que não para o sistema penitenciário? É um dever do Estado e direito dos servidores”, enfatizou.

Para que as melhorias sejam possíveis, o Estado continua cortando gastos e economizando, segundo o governador. Isso porque 2016 será um ano difícil para as contas públicas, devido à situação encontrada pela equipe econômica do governo ao assumir a gestão em janeiro de 2015 e, ainda, à crise que afeta todo o país. “Estamos fazendo isso para que sobre recursos para fazermos o básico para que os servidores trabalhem com dignidade”, destacou.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, disse que a visita do governador é um momento importante para a secretaria, já que essa foi a primeira vez que a pasta recebeu um chefe de Estado. “O governador prestigiou toda a Sejudh e isso demonstra o compromisso do governo do Estado com todas as políticas que atendem à perspectiva do eixo "Viver Bem", do Plano de Governo, para que não possa deixar nenhum cidadão para trás”, observou. “A vinda do governador reafirmou os compromissos celebrados em 2015 e dos novos acordos que estão sendo feitos com toda a equipe para que possamos concretizar as políticas públicas relacionadas as atividades e as missões da Sejudh”, completou.

Transformação

O servidor público Sebastião Elson Pereira atua há 37 anos no sistema penitenciário do Estado e conta que já passou por muitas etapas e fases na história de Mato Grosso. Para ele, o governo está promovendo a transformação esperada pelos mato-grossenses e colocará “as coisas nos eixos”. “A nossa expectativa é grande porque depois que assumimos o sistema, estamos tendo bastante sucesso. Somos transformadores, estamos de mãos dadas com o governador para isso, lembrando que não adianta só encher as cadeias, é precisa recuperar as pessoas”.

Homenagem

Ainda durante a visita a Sejudh, o governador Pedro Taques recebeu das mãos de uma reeducanda uma pintura em tela feita por reeducandos. A jovem, que hoje cumpre pena por tráfico de drogas, passou no vestibular para Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso. “Me deram essa oportunidade com apoio do sistema prisional, da secretaria, para eu fazer essa faculdade. Estudei, tive uma nota boa e consegui passar”, comemorou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760