25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2016, 06:00 - A | A

Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2016, 06h:00 - A | A

Fraude em Licitação

Presidente de comissão acusa secretária de VG de intimidação e leva caso à Polícia

Ricardo Siqueira acusa Vivian Arruda de intimidação e desacato

Edina Araújo/VG Notícias

O presidente da Comissão de Sindicância e Processo Administrativo, Ricardo Siqueira, registrou no último dia 5, Boletim de Ocorrência (BO), na 1º Delegacia de Polícia Civil, contra a secretária municipal de Administração, Vivian Danielle de Arruda, por crime de desacato. A comissão investiga indícios de falsificação de documentos para fraudar dispensa de licitação e superfaturamento de medicamentos no contrato 099/2015, da Secretaria Municipal com a empresa Dental Centro Oeste, denunciado pelo vereador Fábio Saad (PTC). Clique Aqui e confira matéria relacionada.

Conforme o BO obtido com exclusividade pela reportagem do VG Notícias, Siqueira afirmou que Vivian teria sugerido a comissão que “blindasse” a prefeita Lucimar Campos (DEM), e responsabilizasse a servidora Priscila Gonçalves e o secretário de Saúde, Cassius Clay.

Siqueira afirmou ainda no BO, que foi “intimidado” pela secretária que teria “chegado ao ponto de determinar que a comissão não admitisse pessoas na sala de audiência, sob o argumento que ela (Vivian) é a julgadora do processo”. Confira Boletim de Ocorrência final da matéria.

Outro lado – À reportagem do VG Notícias, a secretária Vivian Arruda, explicou que solicitou ao presidente da comissão que ele deveria ao interrogar aos depoentes, fazer com base na denúncia do vereador Fábio Saad e também de acordo com as matérias veiculadas na imprensa. E não só coletar os depoimentos das testemunhas para não ficar frágil o processo de sindicância e sofrer questionamentos futuros que colocasse em xeque todo trabalho.

 “Eu coloco em xeque uma investigação, uma sindicância que não tenha sustância, que seja frágil e não contraponha o fato que foi denunciado. Por exemplo, a servidora Priscila, deu quatro versões diferentes, e não foi questionada por ele, qual é a verdadeira. Isso que não posso admitir que uma pessoa tenha quatro versões e não tenha sido questionada qual é a verdadeira. Eu preciso de substância. Ele não chamou a MedComerce e a Pontual, as duas empresas que tiveram orçamentos fraudados no processo. Ele não pediu nenhum documento do vereador sobre os documentos que ele tem das empresas afirmando que não participaram do processo de cotação”, justificou Vivian. 

Sobre discussão com o presidente da comissâo, a secretária afirmou que houve, e explicou que para não conversar com Ricardo sozinho, ela chamou a procuradora-geral, Sadora Xaxier para participar. A discussão teria ocorrido conforme Vivian, na semana passada.

Quanto a “blindar” a prefeita, a secretária questionou: “Porque blindar a prefeita,  se ela não assinou documento”? Vivian ainda questiona a quem interessa a atitude de Ricardo Siqueira, colocando em "xeque"  a "serviço" de quem ele estaria agindo.

Sobre o pedido de afastamento dos secretários, Vivian Arruda afirmou que é “mentira” do presidente da comissão Ricardo Siqueira. Segundo ela, Lucimar Campos não estava na Prefeitura e não recebeu nenhum relatório da comissão de sindicância pedindo afastamento de secretários, e que a prefeita tomou conhecimento do fato por meio do VG Notícias.​ Clique Aqui e confira matéria relacionada.

“A prefeita não sabia de nada. Ficou sabendo no final da tarde depois que leu no VG Notícias. Ela me ligou consternada, questionando como isso, como isso. Como se ela precisasse ser blindada. Coitada nem sabe de nada. Ela não faz nenhum tipo de homologação. As cotações todas foram feitas pela Saúde, tem uma certidão da Secretaria de Administração afirmando que todo procedimento de orçamento foi feito pela Saúde”, enfatizou.

Vivian justificou também, que ela instituiu a comissão para apurar os fatos, porém, a decisão final cabe a ela (secretária de Administração) e que diante do comportamento do presidente não decidiu qual o procedimento que irá adotar, porque ainda não sabe se o BO foi uma atitude isolada do presidente da comissão ou se tem o aval dos demais membros.

Segundo ela, não é a primeira vez que diverge da forma com que Ricardo age diante da comissão investigatória. Para finalizar, a secretária afirmou que quem vai julgar o processo no final é ela, que a comissão é subordinada à sua pasta. 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760