25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 01 de Fevereiro de 2016, 12:53 - A | A

Segunda-feira, 01 de Fevereiro de 2016, 12h:53 - A | A

“Operação Seven”

Ex-presidente do Intermat e coronel são presos; Gaeco investiga desvio de R$ 7 milhões

Ex-presidente do Intermat, Afonso Dalberto, é um dos presos acusado de desvio de recursos

Redação VG Notícias com Informação do MPE

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado – GAECO, composto pelo Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar, deflagrou nesta segunda-feira (02.01) a “Operação Seven”, que tem por objetivo desmantelar uma organização criminosa composta por particulares e servidores públicos que desviaram R$ 7 milhões dos cofres do Estado de Mato Grosso, no final do ano de 2014.

Estão sendo cumpridos, neste momento, diversos mandados de prisões preventivas, conduções coercitivas e buscas e apreensões.

Conforme a MP, a operação decorreu de uma investigação iniciada há cinco meses, onde foi possível constatar a existência de esquema fraudulento para desviar dinheiro público estadual na ordem de sete milhões de reais.

O esquema iniciou com pedido simplório de uma lauda, solicitando que o Estado de Mato Grosso realizasse a aquisição de uma área de terra rural, para ser acrescida ao Parque Estadual Águas do Cuiabá.

O processo tramitou por vários órgãos públicos estaduais (SEMA, antiga SAD, Casa Civil e INTERMAT) onde passou pela análise “técnica” de vários agentes públicos, para que, ao final, fosse realizado o indevido pagamento dessa área. Entretanto, restou provado que essa área já pertencia ao Estado de Mato Grosso, ou seja, a mesma área foi paga duas vezes.

Até agora foram cumpridos os mandados de prisão preventiva em desfavor de Afonso Dalberto (expresidente do INTERMAT) e Coronel José de Jesus Nunes Cordeiro (ex-secretário Adjunto da antiga SAD).

Outros mandados estão sendo cumpridos.

Importante destacar que Afonso Dalberto presidiu a autaquia estadual por 12 anos, durante as gestões dos ex-governadores Blairo Maggi (PR), atual senador da República, e Silval Barbosa (PMDB), que está preso desde setembro do ano passado em decorrência da "Operação Sodoma".

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760