26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 17 de Novembro de 2015, 17:00 - A | A

Terça-feira, 17 de Novembro de 2015, 17h:00 - A | A

Recomendação

Com indícios de possível esquema na polícia, PJC/MT manda diretores fiscalizar cumprimento de adicional noturno

Irregularidades referente ao adicional noturno pode ser considerado em improbidade administrativa e crime de falsidade

Lucione Nazareth/VG Notícias

Com indícios de um possível esquema de adicional indevido pago a policiais civis de Mato Grosso, o delegado geral da Polícia Civil, Adriano Peralta, determinou que cada diretor fiscalize mensalmente as unidades e os servidores que estão trabalhando no período noturno, para evitar eventual prejuízo ao erário público.

O Ministério Público Estadual (MPE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Corregedoria-Geral da Polícia Civil apuram denúncias de que autoridades policiais estariam incorrendo em atos de improbidade, ao atestar indevidamente aos servidores, adicional noturno à jornada de trabalho. Os valores estariam sido pagos indevidamente.

Conforme as investigações, a Diretoria Geral da Polícia Civil publica apenas as escalas de plantões, nominando os servidores aptos a trabalhar em regime de plantão, sendo que o pagamento de adicional noturno é efetuado quando atestado pela autoridade policial, que detém a folha de frequência e o atestado de plantão com a jornada efetivamente cumprida.

“Diretoria Geral da PJC apenas publica as escalas de plantões previamente, nominando os servidores aptos a trabalharem em regime de plantão, conforme encaminhadas pelas Unidades Policiais, sendo que o pagamento de adicional noturno só é efetuado quando atestado pela Autoridade Policial o efetivo cumprimento da jornada de trabalho no período noturno pelo servidor, cabe à respectiva Autoridade Policial firmar a folha de frequência e o atestado de plantão com a jornada efetivamente cumprida”, diz trecho da recomendação da Polícia Civil.

Consta na representação que as unidades policiais possuem cinco equipes de plantão, que trabalham em escala de 12x24 e 12x72, o que gera um déficit de 4 horas semanais para completar a jornada de 40 horas semanais.

Diante dos fatos e dos indícios de um possível esquema de adicional indevido na PJC, o delegado geral da Polícia Civil determinou que cada diretor fiscalize mensalmente as unidades e os servidores que estão trabalhando no período noturno, para evitar eventual prejuízo ao erário público.

Além disso, Peralta ordenou que seja adequada a jornada de trabalho convocando os plantonistas para cumprirem às 4 horas semanais restantes nos seus dias de folga, ou que registrem o débito junto ao sistema de banco de horas.

Ainda conforme a recomendação as irregularidades referente ao adicional noturno pode ser considerado em improbidade administrativa e crime de falsidade.

Confira a recomendação abaixo:

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760