06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 13 de Novembro de 2015, 12:36 - A | A

Sexta-feira, 13 de Novembro de 2015, 12h:36 - A | A

Sem Controle

Presidente da AMM se "destempera" e bate boca com repórter em Nortelândia; Veja vídeo

Neurilan se desequilibra e ofende jornalista

Lucione Nazareth/VG Notícias

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), prefeito de Nortelândia (a 254 km de Cuiabá) Neurilan Fraga (PSD) tentou cercear na última terça-feira (10.11) o trabalho da imprensa, de forma truculenta e ameaçadora, durante reunião na Câmara de Vereadores do município.

De acordo com o jornalista Klayton Arruda, da TV Médio Norte, o social-democrata foi à Casa de Leis na tentativa de aproximação com os vereadores, já que segundo ele, a relação entre o Poder Legislativo e Poder Executivo “não está nada bem”.

Conforme Arruda, Neurilan tentava justificar aos parlamentares a falta de recurso financeiro e a não conclusão de obras que se encontram paradas na cidade. “A cidade está um canteiro de obras paradas” disse o repórter.

Segundo ele, a reunião ocorria normalmente, até que em determinado momento, ao notar a presença da imprensa, o presidente da AMM se irritou, bateu na mesa, conforme vídeo, questionando se a reportagem estava gravando a reunião, e levantou e foi intimidar o repórter, e ainda ameaçou que se a reunião fosse gravada, ele não participaria.

“Você está gravando a reunião ou só fazendo imagem”, questionou o prefeito a equipe de reportagem, depois de bater na mesa. “Se você grava a reunião e publicar você vai se vê comigo. Você não pode gravar a reunião, você tem que fazer imagens só”, declarou Neurilan à equipe, se negando a continuar com a reunião caso a reportagem continuasse no local.

Klayton Arruda explicou ao VG Notícias que a reunião foi autorizada pelo presidente Câmara de Vereadores da cidade, vereador Jocemar Kestring (PRP). “Nós tentamos depois falar com ele, como pode se vê no vídeo, mas ele se recusou a falar com a nossa equipe de reportagem”, frisou o jornalista.

Outro Lado –  Confira nota emitida pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

O prefeito de Nortelândia e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, explicou que solicitou uma reunião com os vereadores da Câmara Municipal de Nortelândia nesta terça-feira (10), para mostrar a real situação, diante da crise financeira por qual passa a prefeitura, a exemplo da maioria dos municípios de Mato Grosso. Os vereadores queriam saber mais sobre as obras paralisadas na cidade e Neurilan esclareceu que os municípios esperam a aprovação do projeto de Lei PLN 04/2015, que obriga o governo federal a quitar as pendências de Restos a Pagar até 2014. Esse projeto já passou pelo plenário e continua tramitando no Congresso.

A medida restringe aos Restos a Pagar oriundos de emendas parlamentares individuais. Ele lembrou que na reunião com a presidente Dilma Rousseff e lideranças municipalistas, no último dia 22 de outubro, uma das reivindicações feita pela AMM foi exatamente a liberação dos Restos a Pagar e atualização de valores nos repasses dos programas federais.

Neurilan explicou que a reunião na Câmara de Nortelândia com os vereadores e os secretários municipais era para discutir os assuntos relativos à  crise financeira e não havia chamado nenhum veículo de comunicação da região. No entanto, a equipe da TV Médio Norte entrou no meio da reunião e começou a gravar. No momento em que ele percebeu a gravação, perguntou se estavam apenas coletando imagens, mesmo assim continuaram gravando. Por conta disso e de outros fatos anteriormente sucedidos, de forma impensada tomei uma atitude, alheia aos meus princípios éticos e morais. “Há muito tempo a direção dessa TV vem usando de muita pressão e tentando de forma exacerbada um contrato com a  prefeitura e com a AMM em desconformidade com os princípios da legalidade e economicidade que regem as boas práticas nas gestões públicas”, observou.

Neurilan vem a público esclarecer a atitude  diante da situação e se retratar principalmente perante os jornalistas que trabalham com seriedade e responsabilidade na busca de informação. “Porém rechaço alguns profissionais que usam o veículo de comunicação para pressionar autoridades públicas no sentido de obter vantagem com objetivo eminentemente financeiro”, disse ele.

Gerência de Comunicação da AMM

 

 

Repórter é ofendido pelo presidente da AMM - 

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760