25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 11 de Novembro de 2015, 09:56 - A | A

Quarta-feira, 11 de Novembro de 2015, 09h:56 - A | A

Novembro Azul

“É altíssimo o número de homens que morrem devido ao câncer de próstata” alerta Sumaia Leite

De acordo com Sumaia, o mês de novembro será dedicado à saúde do Homem

Assessoria

A campanha denominada “Novembro Azul”, alusiva ao câncer de próstata – importância da prevenção -, foi iniciada oficialmente nessa terça-feira (10.11) no Pronto-Socorro de Várzea Grande, sob organização da vereadora e enfermeira na unidade de saúde, Sumaia Leite (Solidariedade).

De acordo com Sumaia, o mês de novembro será dedicado à saúde do Homem, com atividades e ações para alertar os cuidados e a importância da prevenção contra o câncer de próstata, uma das doenças que mais tem matado homens no Brasil.

Sumaia, que é uma das principais defensoras da saúde pública, atuando sempre em prol do setor na Câmara de Várzea Grande, destacou que o Legislativo está de portas abertas para atender a sociedade e em especial os servidores do Pronto-Socorro, sua segunda casa conforme ela.

“Em nome da Câmara Municipal eu gostaria de fortalecer cada vez mais todas as atividades voltadas ao profissional, principalmente, os da nossa Casa, o Pronto-Socorro. Precisamos lutar pela vida e conscientizar a importância de se prevenir. Em outubro intensificamos a campanha Outubro Rosa, para conscientizarmos as mulheres dos riscos do câncer de mama, a importância da prevenção. Neste mês, é a vez de alertamos os homens. É altíssimo o número de homens que morrem devido ao câncer de próstata. O problema do câncer de proposta é que quando diagnosticado, o paciente dificilmente irá se recuperar, justamente porque não houve a prevenção, pelo simples preconceito dos homens de irem ao médico. Por isso deixo o meu alerta, se ver qualquer alteração em seu corpo, procure um médico. Nós, como mulheres inteligentes, temos que alertar a importância de encaminharmos os nossos homens de nossa família a ir fazer a prevenção do câncer de próstata” alertou a vereadora.

Ao finalizar, Sumaia parabenizou a equipe do Pronto-Socorro, a qual ela faz parte. “Quero aqui parabenizar a equipe do Pronto-Socorro de Várzea Grande, pelo empenho e dedicação. Eu, como funcionária, sempre procuro montar equipe para realizar atividade voltada aos servidores do Pronto-Socorro, pois, tenho consciência, que desenvolver as nossas atividades é muito cansativo, por isso, precisamos constantemente ser estimulados, acolhidos, humanizados, para podermos transferir esse acolhimento, essa nossa motivação aos nossos pacientes, aqui dentro da minha casa, no Pronto-Socorro” finalizou.

Além da vereadora, como representante do Legislativo municipal, participaram da abertura oficial: servidores do Pronto-Socorro, o vice-prefeito Arilson Arruda e o secretário municipal de Saúde Cassius Clay.

Câncer de próstata - É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Fatores de risco - Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.

Sintomas - Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

Diagnóstico e exames - Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.

Prevenção - Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760