“Onda de Calor” deixa VG e outros municípios em alerta; Risco de morte por hipertermia

Gislaine Morais/VG Notícias

Reprodução

calor

 

A população de Várzea Grande e mais 27 municípios de Mato Grosso correm o risco de morte por hipertermia, devido ao calor excessivo e a falta de chuva no Estado. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (10.09), pela Defesa Civil por meio do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

De acordo com informações, o alerta denominado "Onda de Calor", teve início às 12h de hoje e deve permanecer até a manhã desta quarta-feira (11).

A temperatura deve ficar 5º graus acima da média prevista, em diversas cidades de Mato Grosso. Essa temperatura pode ocorrer por um período maior que cinco dias.

O alerta foi classificado como rigoroso, pois apresenta risco de morte por hipertermia. Devido à "Onda de Calor", Várzea Grande registrou nesta terça (10) 41º graus com a umidade relativo do ar de 10%.

Já nesta terça-feira (11) é esperado que os termômetros registrem mínima de 24 graus e máxima de 42 graus, com sensação de 45 graus.

As orientações de especialistas para essa época, e que as pessoas usem roupas mais leves, não realizem atividades físicas em horários mais quentes, fazer o uso do umidificador de ar e evitar as queimadas.

Os municípios apontados no alerta são, Acorizal, Alto Paraguai, Arenápolis, Barão De Melgaço, Barra Do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Chapada Dos Guimarães, Cuiabá, Denise, Diamantino, Dom Aquino, Itiquira, Jaciara, Jangada, Juscimeira, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora Do Livramento, Nova Brasilândia, Pedra Preta, Poconé, Porto Estrela, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio Do Leverger, São Pedro Da Cipa e Várzea Grande.

Reprodução

aviso

 


Fonte: VG Notícias

Visite o website: wwww.vgnoticias.com.br