25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018, 14:53 - A | A

Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018, 14h:53 - A | A

Operação Arca de Noé

Juiz condena ex-gerente de Arcanjo e outras três pessoas por desvios na AL/MT

Lucione Nazareth/ VG Notícias

Reprodução

empresário Nilson Roberto Teixeira

Nilson Roberto Teixeira

O juiz da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Marcos Faleiros, condenou Nilson Roberto Teixeira (ex-gerente da Factoring de João Arcanjo Ribeiro), a 08 anos, 10 meses e 20 dias de prisão, mais pagamento de 32 dias-multa, no valor do dia-multa 1/30 do salário mínimo, vigente à época dos fatos, por suposta participação em esquema que desviou milhões da Assembleia Legislativa (AL/MT).

O processo é oriundo da Operação Arca de Noé, deflagrada pela Polícia Federal em 2002, para desarticular esquemas fraudulentos na AL/MT. Os desvios teriam ocorrido quando a Mesa Diretora da Assembleia era presidida pelos ex-deputados José Riva e Humberto Bosaipo, e que cheques emitidos pela Confiança Factoring Fomento Mercantil, de propriedade do grupo de João Arcanjo Ribeiro, teriam dado “suporte” ao suposto esquema.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), Geraldo Lauro, Guilherme da Costa Garcia, José Quirino Pereira e Joel Quirino Pereira, teriam constituído de forma fraudulenta empresa “fantasma” forjando operações com a AL/MT em valores milionários, “com o fim de possibilitar o desvio de dinheiro dos cofres públicos estaduais”.

De acordo com a decisão do magistrado, publicado na edição de hoje do Diário da Justiça Eletrônico (DJE), foram condenados ainda o ex-chefe de gabinete de José Riva, Geraldo Lauro, a mais de 15 anos de prisão e mais pagamento de 36 dias-multa; os contadores José Quirino Pereira e Joel Quirino Pereira, ambos a mais de 13 anos de prisão e pagamento de 32 dias-multa.

Faleiros ainda determinou a extinção da punibilidade para Guilherme da Costa Garcia diante de sua idade avançada (mais de 70 anos).

Importante destacar que Geraldo Lauro e os contadores José Quirino Pereira e Joel Quirino Pereira já foram condenados em outa Ação Penal por suposta participação nos desvios de recursos da Assembleia Legislativa

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760