25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 27 de Setembro de 2018, 11:10 - A | A

Quinta-feira, 27 de Setembro de 2018, 11h:10 - A | A

PARANATINGA

Antes de agredir juiz, advogado tentou matar dono de oficina com facão

José Wallison/VG Notícias

Reprodução

forum

 

O advogado Homero Amilcar Nedel, 59 anos, que agrediu o juiz Jorge Hassib Ibrahim em Paranatinga (338 km de Cuiabá), também tentou matar um proprietário de oficina mecânica de 60 anos, que ‘ofendeu’ a filha dele, que também é advogada durante uma audiência. Os fatos ocorreram nessa quarta-feira (27.09). Leia Mais:Advogado agride juiz em MT e é preso

Segundo a Polícia Judiciária Civil, o proprietário da oficina fazia parte do processo, e teria agredido verbalmente a advogada filha de Nedel, em audiência.

Ao saber do caso, e se indignar porque o juiz não se posicionou contra as ofensas do dono da oficina, o advogado foi à oficina com uma faca e tentou matar o empresário e depois foi ao fórum agredir o juiz com socos. O magistrado fez exame de corpo e delito no Instituto Médico Legal (IML), que comprovou as agressões.

Conforme o delegado Pablo Borges Rigo, Homero foi atuado pelos crimes de homicídio doloso na modalidade tentada, lesão corporal, desacato e coação no curso do processo.

O advogado será conduzido para audiência de custódia nesta quinta-feira (27), a ser presidida por um juiz substituto. Todo o interrogatório, e procedimento flagrancial, foi acompanhado por profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Associação dos magistrados divulgou uma nota de repúdio contra o caso dizendo que esta agressão é um atentado contra a democracia. Confira a nota na íntegra: 

Um operador do Direito acaba de colocar o Poder Judiciário Mato-grossense no ringue. Ocorre que nesta quarta-feira (26), um advogado proferiu um soco contra um juiz, dentro do gabinete do magistrado. Mais que um soco, este atentado é um ataque à democracia – ao Estado Democrático de Direito. Não vamos dizer que é inadmissível, que repudiamos, que é um absurdo, pois isto é o óbvio. Vamos dizer sim que a agressão é a arma dos imbecis, dos covardes, dos ignorantes.

A Amam (Associação Mato-grossense de Magistrados) não admitirá ações violentas contra magistrados em seu legítimo e vital exercício do trabalho à sociedade.

A Amam vem a público declarar que acompanhará e exigirá de forma intransigente que tanto a polícia, a justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT) tomem atitudes severas em relação à agressão que o advogado Homero Amilcar Nedel cometeu contra o magistrado Jorge Hassib Ibrahim, da Segunda Vara Criminal e Cível de Paranatinga (cidade localizada a 368 km de Cuiabá).

É isso mesmo, o agressor, pasmem, é um advogado. A advocacia deve zelar pelo prestígio da Justiça. E justo um advogado que deveria atuar em parceria com a Justiça e a magistratura se colocou no papel de um agressor.  Este senhor vai pagar pelo seu delito, assim como tantos criminosos que são julgados, condenados e levados para cumprir sua pena e retirados do convívio da sociedade.

A sociedade brasileira tem que enxergar este episódio com olhos de alarme. Casos de violência como este são fruto de uma espécie de campanha contra a magistratura – numa tentativa baixa de intimidá-la. Tentaram nocauteá-la. Foi um atentado que extrapolou a pessoa do magistrado e atinge todo o Estado.

Um representante da Amam seguirá para Paranatinga nesta quinta-feira (28) para acompanhar o caso de perto.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760