25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 19 de Setembro de 2015, 09:52 - A | A

Sábado, 19 de Setembro de 2015, 09h:52 - A | A

Arqueiro

Vice-presidente da República é acionado por Silval para livrar Roseli da prisão

Interceptações telefônicas do Gaeco mostram conversa de Silval com chefe de gabinete de Temer.

Redação VG Notícias com Mídia News

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Gaeco, com autorização da Justiça, interceptou ligações do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) para o gabinete do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), supostamente usando de influência para libertar sua esposa, Roseli Barbosa, presa em 20 de agosto, na operação Ouro de Tolo. Os "grampos" telefônicos fazem parte do inquérito da Operação Arqueiro.

A ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) ficou presa quase uma semana. Ela é acusada pelo Gaeco, de participar de um esquema que desviou R$ 2,8 milhões da Secretaria que comandava.

Conforme o Gaeco, em 25 de agosto, cinco dias após a prisão da esposa, o ex-governador viajou para Brasília, por volta das 13h30. 

Na Capital federal, ele se encontrou com o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, para definir detalhes da entrada de um pedido de liberdade, por meio de habeas corpus, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na véspera, o desembargador Rondon Bassil, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, negou uma liminar, também em habeas corpus, para soltar Roseli.

Gabinete de Temer - Após o encontro com Kakay, Silval Barbosa, segundo revelam as interceptações do Gaeco, manteve contato telefônico com Nara de Deus Vieira, chefe de gabinete de Michel Temer (PMDB), vice-presidente da República.

Em um relatório reservado, o Gaeco afirma que, nos diálogos, “observa-se facilmente” que Silval teria procurado Temer possivelmente com interesse de “obter algum auxílio na sua demanda junto ao STJ, ou seja, a soltura de Roseli Barbosa”.

No mesmo dia 25, Nara liga para Silval, às 16h57, e diz: “Vem agora, pode vir agora, tá”.

Silval agradece, e diz que o trânsito está “meio ruim”. Nara diz que dá tempo. Silval questiona se é para procurá-la no gabinete. Ela diz que sim: “aí coloco o senhor para falar com ele”.

Em outra ligação no mesmo dia, às 17h34, Nara liga novamente para Silval e pergunta se ele já chegou. Ele diz que está “trancado no trânsito”.

Na sequência, ela pergunta se dá para falar com Temer por telefone. 

Silval diz que irá procurar um telefone fixo. Ela lhe passa o número, dizendo que era para ligar naquele momento, pois o vice-presidente iria sair. “Estou ligando agora”, diz Silval.

Mais tarde, às 21h50, Nara de Deus Vieira liga novamente para Silval. Ela questiona qual o nome completo da ex-primeira-dama Roseli Barbosa. 

O ex-governador passa o nome da mulher, e em seguida se despedem: “Tá bom, eu já vou, falamos amanhã, então”.

"Nome completo" - Segundo o Gaeco, a interpretação de suposta tentativa de influência para libertar Roseli, surge do cenário das interceptações telefônicas, “em especial na ligação rápida da chefe de gabinete de Temer à Silval, para questionar o nome completo de Roseli”.

“Se não fosse essa a intenção, por qual motivo Nara Vieira questionaria Silval se poderia falar esse assunto via telefone? E, porque Silval preferiu contatar de um telefone fixo? E, ainda porque Nara contataria Silval para questionar o nome completo de Roseli?”, questiona o Gaeco.

E, em seguida, o analista do Gaeco responde: “Não há dúvida de que o propósito de Silval, ao contatar com o vice-presidente da República, não é outro senão obter a liberdade de sua esposa”. 

No relatório, o Gaeco afirma que, no dia seguinte, 26 de agosto, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, deferiu o pedido liminar e determinou a soltura de Roseli Barbosa.

Temer nega - Em nota, a assessoria de o vice-presidente Michel Temer afirmou que Silval Barbosa não manteve contato com ele, por falta de espaço na agenda. 

A assessoria negou qualquer “gestão" para beneficiar Roseli Barbosa.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760