26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015, 11:10 - A | A

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015, 11h:10 - A | A

CUIABÁ

Combate a hanseníase é realizado nas escolas

Ação de combate é direcionada a alunos entre 5 e 14 anos de idade

G1.com

Secretaria de Saúde de Cuiabá iniciou uma campanha de prevenção a hanseníase e verminoses nas escolas da rede pública de ensino. A ação do governo federal em parceria com estados e municípios, segundo a secretária, é direcionada aos alunos na faixa etária entre cinco aos 14 anos, e deverá ser realizada até o dia 30 de outubro. A meta da prefeitura da capital é atingir cerca de 70 mil alunos, matriculados nas 156 escolas municipais e estaduais, localizadas na cidade.

Nesta segunda-feira (14), as equipes da secretaria devem percorrer oito unidades em diversos bairros do setor Sul. O técnico do programa de combate à hanseníase da secretaria de Saúde, Cícero Fraga de Melo, explicou que a campanha é focada na orientação e esclarecimentos sobre essas doenças e no diagnóstico precoce e tratamento imediato.

“Além de orientarmos os alunos, durante a campanha estamos fazendo o tratamento coletivo das geo-helmintíases, por meio da administração de um antiparasitário (albendazol 400 mg), e realizando a busca ativa de casos de hanseníase”, explicou o técnico.

Para que os filhos recebam o antiparasitário, os pais devem autorizar por meio do preenchimento de uma ficha. Já em relação à hanseníase, os alunos levam pra casa uma ficha de autoimagem, com um desenho esquemático do corpo humano, que deverá ser preenchida pelos pais ou responsáveis, marcando as lesões existentes na pele da criança e respondendo a um breve questionário.

Conforme a secretaria, os alunos com lesões identificadas na pele serão encaminhados à rede básica de saúde para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico de hanseníase, sendo priorizado o atendimento conforme as respostas ao questionário.

Em relação às verminoses, os casos positivos recebem tratamento. Segundo o técnico, nessa faixa etária as crianças têm maior risco de serem infectadas por parasitas como o Ascaris lumbricóides (lombriga), o Ancilostomideos (amarelão) e o Trichuris trichiura (verme chicote).

Este é o terceiro ano que a campanha é realizada em todo o Brasil. Em 2014, em Mato Grosso, por meio da campanha, foram diagnosticados 80 casos de hanseníase nessa faixa etária, todos encaminhados para tratamento, apontou a secretaria municipal.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760