06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 21 de Agosto de 2015, 17:31 - A | A

Sexta-feira, 21 de Agosto de 2015, 17h:31 - A | A

Mato Grosso

Em Mato Grosso, cerca de 60% de títulos enviados para protesto pelos bancos são pagos em três dias

Os dados são do Instituto de Estudos de Protesto do Brasil - Seção Mato Grosso (IEPTB-MT) e da Central de Remessa de Arquivos (CRA-MT).

IEPTB-MT

Dos títulos oriundos dos pagamentos efetuados via bancária e encaminhados para protesto pelos bancos em Mato Grosso, 59,17% são pagos ou retirados antes de três dias úteis. Por outro lado, 33,02% são efetivamente protestados e geram a negativação dos nomes dos devedores. Os dados são do Instituto de Estudos de Protesto do Brasil - Seção Mato Grosso (IEPTB-MT) e da Central de Remessa de Arquivos (CRA-MT).

Qualquer cidadão ou empresa pode utilizar o protesto para recuperação de valores de títulos não pagos. O credor inadimplente fica com seu nome registrado em cartórios de protesto e passa a fazer parte do cadastro de devedores dos vários órgãos de proteção ao crédito de todo o País. São exemplos de títulos que podem ser protestados: contratos de locação, mútuo, prestação de serviços, despesas de condomínio, honorários advocatícios, sentença judicial, notas promissórias, duplicata mercantil, cheque, letra de câmbio, entre outros.

A presidente do IEPTB-MT, Velenice Dias de Almeida e Lima, explicou que o instituto também tem parcerias com órgãos públicos como a Procuradoria-Geral do Estado para levar a protesto as Certidões de Dívida Ativa. “Esse convênio gerou nossa participação no mutirão fiscal para oportunizar àqueles que negociariam suas dívidas cancelar o protesto no mesmo local. É uma forma muito eficiente de recuperação de créditos e está ganhando espaço no cenário nacional e também em Mato Grosso”, completou.

A gestora da CRA-MT, Tânia Pelissari, ressaltou que “o protesto vem ganhado a confiança dos mais diversos ramos e também junto à população. Essa efetividade de que quase 60% dos títulos enviados pelos bancos são quitados ou retirados é uma prova disso”. Em Mato Grosso são 76 serventias de protesto que enviam os títulos online para a CRA-MT.

Consulta gratuita - Para saber se existem títulos protestados em seu nome ou no nome de sua empresa em cartórios de todo o país, basta acessar o site www.pesquisaprotesto.com.br, escolher o estado, selecionar a opção CPF, digitar o número sem espaços ou pontos, digitar os caracteres de segurança e clicar em “pesquisar”. A consulta é exibida em poucos segundos e indicará se há protestos no CPF consultado.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760