25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 20 de Agosto de 2015, 15:25 - A | A

Quinta-feira, 20 de Agosto de 2015, 15h:25 - A | A

Arqueiro

Ex-primeira-dama de MT é presa em São Paulo; Gaeco aponta que 40% do valor desviado ficava com Roseli

Ex-primeira-dama do MT é presa

Edina Araújo/VG Notícias

A ex-primeria-dama do Estado, Roseli Barbosa (PMDB), foi presa na tarde desta quinta-feira (20.08), em São Paulo, pelo  Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), na segunda fase da Operação Arqueiro, denominada “Ouro de Tolo”.

Além de Roseli, foram presos: Nilson da Costa e Faria, Rodrigo de Marchi ex-assessor especial da ex-primeira-dama e Silvio Cezar Correa Araújo - ex-chefe de gabinete do então governador, Silval Barbosa (PMDB).

De acordo com a assessoria do Ministério Público do Estado, “esta nova fase é resultado de investigações complementares efetivadas acerca dos crimes cometidos no âmbito da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas) na gestão de Roseli Barbosa”.

Ainda, conforme a assessoria, além da expedição de mandados de prisão em desfavor dos nominados líderes da organização criminosa instalada na Setas, também foi decretado o sequestro judicial de inúmeros bens imóveis dos acusados. 

Esquema - Investigações realizadas pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) revelam que 40% do valor desviado nas fraudes cometidas no âmbito da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas) ficavam com a acusada de liderar a organização, secretária e ex-primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Roseli Barbosa. Outros 36% eram devolvidos aos empresários envolvidos no esquema e 24% eram entregues a Nilson da Costa Faria e Rodrigo de Marchi. 

De acordo com o Gaeco, a primeira fase da fraude consistiu na criação fictícia de instituições privadas sem fins lucrativos para executarem convênios de demandas vinculadas ao fomento do trabalho e assistência social no Estado de Mato Grosso. Esses convênios eram firmados com institutos de fachada. Além do superfaturamento dos valores dos serviços a serem executados, foram constatadas a ausência de execução física do contratado e prestação do serviços de péssima qualidade. 

O próximo passo, conforme o Gaeco, era o recebimento dos valores e a devolução de propinas entre os envolvidos. Parte do dinheiro foi destinado para o pagamento de dívidas de campanhas eleitorais. Em um dos casos apontados na ação, o chefe de gabinete do então governador Silval Barbosa, que é esposo da denunciada, quitou uma dívida de R$ 418 mil com o empresário colaborador mediante retenção de propina. 

Além da ex-secretária de Estado, também foram presos na segunda fase da Operação Arqueiro, Rodrigo de Marchi, servidor da Setas; Nilson da Costa e Farias, intermediário entre os servidores e o empresário colaborador; e Sílvio Cesar Correa Araújo, chefe de Gabinete do ex-governador Silval Barbosa. Os quatro serão encaminhados ao sistema prisional da Capital.

 A previsão é que Roseli Barbosa desembarque em Cuiabá na madrugada desta sexta-feira (21.08). Ela deve ser conduzida para a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, na capital, segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Operação Arqueiro – A "Operação Arqueiro" foi deflagrada em abril de 2014 para apurar fraudes na Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, na gestão de Roseli Barbosa – ex-primeira-dama do Estado, e Jean Estevam Campos Oliveira.

O objetivo da operação é desarticular esquema de corrupção por meio de cursos de qualificação profissional. De acordo com o MPE, de 2013 a 2014, empresas e institutos receberam do Estado aproximadamente R$ 26 milhões para executar programas sociais referentes ao “Qualifica Mato Grosso” e “Copa em Ação”, mas, as suspeitas são de que os institutos usavam "laranjas" e que os cursos prestados não teriam qualidade correspondente ao valor gasto. (Com informações MPE).

Silval Barbosa se manifestou por meio de nota sobre a prisão de sua esposa. 

Confira a íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) soube há pouco da prisão de sua esposa, a ex-primeira-dama Roseli Barbosa, na tarde desta quinta-feira (20), em São Paulo. Silval Barbosa estava em Cuiabá no momento da prisão e, neste instante, está a caminho da capital paulista para acompanhar o desdobramento da prisão.

Barbosa afirmou ainda que não deverá fazer nenhuma declaração neste momento até conhecer os motivos e detalhes da prisão. “O que posso dizer é que confiamos na justiça, mas vamos combater os excessos, pois acredito que a prisão é desnecessária, uma vez que a Roseli não participou de nenhum esquema na Secretaria”, finalizou. Ainda não há informações para onde a ex-primeira-dama será encaminhada.

Confira a lista de réus em ação penal movida pelo Ministério Público do Estado, que tramita na Sétima Vara Criminal:

                PAULO CÉSAR LEMES

                JOELDES LAZZARI LEMES

                NILSON DA COSTA E FARIA

                VALENTINA DE FÁTIMA DRAGONI

                EDVALDO DE PAIVA

                AROLDO PORTELA DA SILVA

                SIVALDO ANTONIO DA SILVA

                WAGNER FERREIRA DE VASCONCELOS

                PAULO VITOR BORGES PORTELLA

                RICARDO MARIO CECCARELLI

                JEAN ESTEVAN CAMPOS OLIVEIRA

                VANESSA ROSIN FIGUEIREDO

                RODRIGO DE MARCHI

                ROSELI DE FATIMA MEIRA BARBOSA

                ROSAMARIA FERREIRA DE CARVALHO

                JESUS ONOFRE DA SILVA

                KAREN RUBN

                FRANCISCO CARLOS DE PINHO

                MURILO CESAR LEITE GATTASS ORRO

                ELDO LEITE GATTASS ORRO

                LUIZ ANTONIO MEDRADO QUEIROZ

                JOSENILTON MAGALHÃES BEZERRA

                ILDEVAN PIETRO GOMES LUZARDO PIZZA

                RICARDO JOSÉ MARQUES DOS REIS

                ADILSON VILARINDO DE ALMEIDA

                VALDIZAR PAULA DE ANDRADE

                SILVA ROSEMARY ROCHA DA COSTA RAMOS

                WILLIAN LUIZ DA SILVA

                ROSANA GULARTE DOS SANTOS SILVA

                EVANDRO GUSTAVO PONTES DA SILVA

                ISABELA KARLA CAMPOS SANTANA

                PEDRO PEREIRA DE OLIVEIRA

                FABIANO DE FREITAS ALMEIDA

                HELIZA ROCHA GOMES DUARTE

                SILVIO CEZAR CORRÊA ARAÚJO

                LÍDIO MOREIRA DOS SANTOS

 

Confira como funcionava o esquema: 

 

 

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760