25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Quarta-feira, 19 de Agosto de 2015, 14:25 - A | A

Quarta-feira, 19 de Agosto de 2015, 14h:25 - A | A

Paralisação

Prefeitura de VG refaz proposta e tenta encerrar greve na Educação; Presidente do Sintep/VG adianta que não agradou

“Na minha avaliação a proposta não passa e a greve deve continuar” declarou.

Rojane Marta/VG Notícias

Em greve desde 03 de agosto de 2015, os profissionais da rede municipal de ensino de Várzea Grande, receberam uma nova proposta da Prefeitura de Várzea Grande, protocolada na manhã desta quarta-feira (19.08) no Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG).

Na nova proposta apresentada, a Prefeitura de Várzea Grande manteve o reajuste imediato de 9% para toda a categoria, e propôs pagar a diferença de 4,66% - que completaria o percentual reivindicado de 13,66% -, em parcela única na folha de pagamento de janeiro de 2016.

O período para a data-base da categoria para o ano de 2016 também foi mantido para o mês de maio, assim como as demais reivindicações atinentes às questões de direito, como reenquadramento, revisão do PCCS e outras, que serão gradativamente atendidas, após instituição de grupo paritário, em um prazo mínimo de 120 dias para estudos e efetiva implantação. Clique e confira proposta - página 1 e página 2. A nova proposta será apresentada para a categoria em Assembleia Geral a ser realizada nesta sexta-feira (21.08), às 08 horas, no Ginásio de Esportes do CEJA Licínio Monteiro.

No entanto, em entrevista ao VG Notícias, o presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares, adiantou que acha difícil a categoria aprovar a proposta e encerrar a greve, pois, segundo ele, três pontos que os profissionais reivindicam não foram atendidos.

Um dos pontos não atendidos, de acordo com ele, trata-se do percentual de 4,66 que a categoria exige que seja reajustado ainda em 2015 e não em 2016 como a Prefeitura propôs. O segundo ponto, segundo Gilmar, refere-se a data-base, a proposta cita maio 2016, e a categoria quer para janeiro de 2016. Já o terceiro e último ponto, o presidente disse que é quanto a retroatividade do reajuste, os servidores querem desde janeiro deste ano, e na proposta não cita nenhuma data.

“Na minha avaliação a proposta não passa e a greve deve continuar” declarou.

Ao VG Notícias a superintendente de Educação, Maria José, afirmou que a categoria tem até hoje (19) para informar ao Tribunal de Justiça (TJ/MT) se acata ou não a proposta apresentada, devido as audiências de conciliações mediadas pelo órgão.

Segundo a superintendente, assim que o município tiver um posicionamento oficial, e se caso esse seja para que a greve seja mantida, irá acionar a Justiça para decretar a Sintep/VG, se for no sentido de manter a greve iremos ingressar com ação na Justiça para decertar a greve ilegal, daí, passaremos a cortar o ponto dos profissionais grevista” declarou.

Atos - Nesta quarta-feira (19) os servidores também farão um ato público na Câmara de Vereadores do município, a partir das 17 horas, para cobrar dos parlamentares comprometimento com a resolução do conflito que vem mantendo a greve na Rede Municipal de Várzea Grande. E nesta quinta-feira (20), a partir das 07h30min, a categoria irá realizar caminhada pela avenida Couto Magalhães para protestar.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760