25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 12 de Agosto de 2017, 08:00 - A | A

Sábado, 12 de Agosto de 2017, 08h:00 - A | A

Mudanças

Várzea Grande corre risco de ter uma de suas Zonas Eleitorais extinta

Adriana Assunção/VG Notícias

Reprodução

TRE

 

Várzea Grande corre o risco ter uma de suas três zonas eleitorais (20ª 49ª 58ª) extintas. Os critérios para a extinção da zona eleitoral no município constam na Resolução 23.520/2017, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao oticias, o coordenador da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Mauro Sergio Rodrigues Diogo, disse que para Várzea Grande não ter uma zona eleitoral extinta, o município teria que ter pelo menos 210 mil eleitores e atualmente o município tem pouco mais de 180 mil eleitores.

“A resolução que alterou alguns critérios cita várias mudanças, dentre elas está, quando um município tem mais de uma zona eleitoral, para manter do jeito que está teria que ter uma média de 70 mil eleitores cada uma, então nós teríamos que ter uma média de 210 mil eleitores em Várzea Grande e não têm”, explicou.

Questionado pelo oticias de qual seria a zona eleitoral extinta no município, o coordenador da corregedoria afirmou que pelos critérios da resolução, seria a zona 58ª.

“Em princípio, assim que os recursos ainda não foram julgados, o Pleno ainda vai julgar ou na quarta-feira, ou na quinta, mas em princípio, seria a zona com menor eleitorado, e a zona mais recente, que é a zona 58”, afirmou.

Segundo o coordenador a mudança não gera dificuldades para o cidadão, nem para os partidos políticos que deverão continuar sendo atendidos normalmente. A mudança será apenas administrativa que prevê redução de gasto.

“Tem três zonas e vai passar a ter duas, não é tão traumático, é mais a parte administrativa, em vez de ter três juízes vai ter dois, em vez de três promotores serão dois. Agora o cidadão vai continuar sendo atendido, os partidos políticos também vão continuar sendo atendidos, é logico vai reduzira estrutura, mas, realmente nunca é bom perder, mas infelizmente a gente vai ter que fazer, por que foi uma determinação do TSE para o Brasil inteiro”, pontuou.

Mauro Sergio diz que o TRE está finalizando os trabalhos para atender a resolução, porém não haverá muitas mudanças para o eleitor que ter a zona eleitoral extinta, segundo ele só prevê a mudança na zona eleitoral, o local de votação vai permanecer o mesmo.

“No caso do eleitor da Zona 58, deverá mudar o título, é isso que a gente está finalizando os trabalhos agora, ou o título vai para 20ª ou 49ª, o local de votação permanece, tudo permanece, só vai mudar o número da zona”, explicou.

Com o objetivo de ouvir a sociedade e esclarecer sobre este tema, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realizará uma audiência pública na próxima segunda-feira (14.08), para tentar encontrar uma alternativa para transferir as zonas eleitorais que deveriam ser extintas, para outras localidades de Mato Grosso.

Contudo, coordenador da Corregedoria alerta que o Tribunal Regional Eleitoral deverá tentar remanejar as zonas eleitorais para outras localidades, mas quem decide a mudança ou a extinção é o TSE.

“Até quarta-feira o Pleno vai julgar quais serão extintas, quais serão remanejadas, agora isso o TRE de MT, aprova e envia para o TSE, até o dia 18, e o TSE tem 60 dias para homologar ou não o que nós fizemos, de repente o TSE entende que o nosso trabalho não está de acordo, então é um trabalho prévio o que nós estamos fazendo, mas quem vai bater o martelo mesmo é o TSE”, concluiu.

Além de Várzea Grande mais seis municípios terão zonas eleitorais extintas, Sinop, Sorriso, Barra do Garças, Ribeirão Cascalheira e Brasnorte.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760