25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 22 de Julho de 2015, 13:10 - A | A

Quarta-feira, 22 de Julho de 2015, 13h:10 - A | A

Em Obras

Viaduto da Sefaz pode ser liberado ainda este mês

Dados de testes serão analisados para liberação

Secid-MT

Os dados coletados durante os testes de carga realizados no viaduto Jamil Boutros Nadaf (viaduto da Sefaz), durante a madrugada desta quarta-feira (22.07), irão subsidiar a liberação da obra. A empresa LSE Laboratórios de Sistemas Estruturais, responsável pela execução dos ensaios, tem até o dia 29 de julho para finalizar os relatórios. 

Os testes tiveram início às 23h30 de terça-feira (21.07) e foram encerrados às 3h30 de quarta-feira. Além dos profissionais que atuaram nos ensaios, o governador Pedro Taques também acompanhou os trabalhos, juntamente com o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, e o adjunto de Obras da Baixada Cuiabana, Augusto Figueiredo. 

Conforme roteiro para realização do teste, um caminhão que continha carga de 45 toneladas transitou pelo viaduto da Sefaz em diversas velocidades, realizou frenagens e paradas. Por 12 vezes o caminhão trafegou pelo elevado. Com sensores instalados na estrutura e também no veículo, foi possível captar as vibrações durante as passagens realizadas no viaduto.
“Os testes vão nos mostrar a situação real do viaduto e com base nos resultados vamos realizar a liberação. A previsão é de que no dia 30 de julho o viaduto esteja liberado para a população. O que se percebe, em relação ao que foi realizado, é que o elevado conta com várias mudanças estruturais, como exemplo a largura dos pilares e sapatas que estão maiores. Este é praticamente um viaduto novo”, afirmou Chiletto. 

O diretor da LSE, Pedro Almeida, explicou que os testes realizados no viaduto da Sefaz foram feitos com equipamentos nanotecnológicos. Ao todo 12 acelerômetros foram instalados no elevado. Tais equipamentos foram responsáveis por emitir os sinais elétricos durante a realização dos ensaios. “A relação entre o número de ciclos (sinais) no prazo de um segundo nos mostra a rigidez dos materiais e dos sistemas relacionados à obra testada”. 

De acordo com Chiletto, além dos resultados técnicos, a LSE também irá elaborar um plano de manutenção específico para o viaduto da Sefaz. Segundo o secretário, mesmo com a qualidade atestada pelos ensaios de carga, é preciso que a obra tenha um planejamento para os anos seguintes. 

“Uma obra pública funciona como uma casa. Para que esta tenha a durabilidade adequada, as manutenções precisam acontecer periodicamente. O plano, que será elaborado para o viaduto, vai contribuir para este trabalho durante os próximos anos”, explicou Chiletto.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760