MEC concede até dia 28 agosto para VG entregar Plano Municipal de Educação

A informação é da secretária de Educação do município, Zilda Pereira Leite

Lucione Nazareth/VG Notícias

A Prefeitura de Várzea Grande tem até 28 de agosto para entregar o Plano Municipal de Educação (PME). A informação é da secretária de Educação do município, Zilda Pereira Leite.

Em 2013, o Ministério da Educação determinou que os municípios elaborassem o Plano Municipal de Educação com data de encerramento do prazo em 24 de junho de 2015. Porém, por não conseguir traçar as metas do plano, a Secretaria municipal de Educação solicitou no fim de maio deste ano, ao Ministério da Educação uma dilação de prazo para elaboração do PME.

De acordo com Zilda, o atraso no envio do plano ocorreu por conta de que o ex-gestor contratou a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (Uniselva) sem licitação, para prestar a consultoria necessária na elaboração do plano. Contudo, por questão de não ter contrato regularizado e não ter como receber pelos serviços inicialmente, a Uniselva deixou de fazer a consultoria levando todo o material que estava em andamento, travando ainda mais o cumprimento do prazo de entrega.

Devido a esses fatos, a Prefeitura não conseguiu elaborar em tempo hábil o Plano Municipal de Educação, o que teria “obrigado” a nova administração, já na gestão de Lucimar Campos (DEM), a pedir dilação de prazo.

A secretária disse que recebeu uma resposta do Ministério da Educação informando que o município tem até o dia 28 de agosto para entregar o plano, assim como outras cidades do país que também perdeu o primeiro prazo dado pelo governo Federal.

Para conseguir montar o PME dentro do prazo, a Secretaria de Educação criou uma comissão técnica que vai desenvolver ações na reorganização e sistematização do novo planejamento do plano. Uma das ações prioritárias é a reconstituição do decreto que consolida a criação do Fórum Municipal de Educação do município.

Errata - O Ministério da Educação não concedeu prazo até o dia 28 de agosto para a Secretaria de Educação apresentar o plano. A Seduc/VG é quem solicitou dilação de prazo até 28 de agosto para apresentar o Plano Municipal de Educação.


Fonte: VG Notícias

Visite o website: wwww.vgnoticias.com.br