26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016, 14:38 - A | A

Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016, 14h:38 - A | A

EM VG

2ª etapa da vacinação antirrábica será neste sábado (15)

Redação VG Notícias com Secom/VG

Reprodução

Vacina

 

A campanha de vacinação antirrábica continua em Várzea Grande neste sábado (15.10) disponibilizando 43 postos para vacinação de cães e gatos. Na primeira etapa da campanha realizada no último sábado (8 de outubro) foram vacinados 9.505 animais, sendo 8.299 cães e 1.206 gatos. Representando aproximadamente 25% da meta de vacinação.

Além dos postos fixos de atendimento, a campanha terá 27 locais de vacinação temporários que funcionam em escolas, creches, igrejas, centros comunitários e mercearias. Outros 15 locais são clínicas e pet shops conveniados com o Município para funcionarem como postos fixos disponibilizando a vacina gratuitamente até dezembro deste ano. Neste ano, a meta do Município é vacinar 42 mil animais entre cães e gatos.

O Centro de Zoonoses de Várzea Grande que está localizado na Rua 40, s/nº bairro Parque Paiaguás, próximo ao Stock Material de Construção na Avenida Filinto Müller que também atende com um dos postos da campanha. No local, a vacina antirrábica é disponibilizada o ano inteiro.

As empresas parceiras que funcionam como postos fixos de vacinação estão identificados com faixas e/ou cartazes. “Os 15 postos fixos estão espalhados na cidade para que os proprietários dos animais levem os cães e gatos para tomar a dose vacinal. A dose é gratuita e ofertada pelo Sistema Único de Saúde”, pontua o superintendente em Saúde de Várzea Grande, Juliano Silva Melo.

A doença - A raiva também conhecida como rábia, é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose. A transmissão ocorre do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760