25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2016 Domingo, 11 de Setembro de 2016, 12:15 - A | A

Domingo, 11 de Setembro de 2016, 12h:15 - A | A

Eleições 2016

Poder da internet nas eleições para eleger ou derrotar candidato

Edina Araújo/VG Notícias

Reprodução

Racismo,

O poder da internet nas eleições

A internet tem sido uma grande aliada dos candidatos e dos apoiadores nestas eleições. Em 2008, a internet começou a ser usada timidamente. Em 2012, o uso dela ainda era visto como meio de campanha complementar. A mudança, de fato, ocorreu no pleito de 2014, quando, à época, uma Pesquisa Datafolha apontou que 39% dos eleitores afirmaram ter sido influenciados pela internet na hora de decidir o candidato.

Neste pleito, a Justiça Eleitoral liberou totalmente as redes sociais como Facebook e outros aplicativos para que os candidatos utilizem para divulgarem suas propostas, convites para reuniões, lançamentos de candidaturas e comícios. No entanto, a internet e os aplicativos como WhatsApp não tem sido utilizada apenas para propagar coisas positivas de candidatos, partidos e aliados, mas também para mostrar o lado negativo e até denegrir a imagem do postulante.

E uma mensagem transmitida por um amigo ou um familiar, em geral, é vista com mais credibilidade do que a que chega por meio da mídia convencional. Essa potencialidade na distribuição da mensagem é algo que cresce exponencialmente desde a massificação da internet que ocorreu junto com as redes sociais. Em tempos de popularização dos smartphones, sobretudo o WhatsApps, o fenômeno é ainda maior.

Os grupos de WhatsApp tem uma força e velocidade impressionante, aliados a criatividade das pessoas, podem ajudar ou “afundar” o candidato. As postagens geram grandes discussões e fazem com que as pessoas tenham mais interesse em saber o que está ocorrendo, já que as restrições impostas com a minirreforma eleitoral em 2015, a internet tem sido a “tábua de salvação” para os concorrentes, para o bem ou para o mal.

Cuiabá e Várzea Grande são exemplos dos grupos com mensagens de todo tipo. Em Cuiabá, o candidato a prefeito Wilson Santos é um dos que mais tem sido criticado nas redes sociais e no aplicativo WhatsApp. Confira.

Em Várzea Grande a candidata Gisa Barros tem sido um destes alvos por preconceito. A vereadora Miriam Pinheiro, candidata a vice-prefeita e o marido também são alvos de denúncia. Confira.

Álbum de fotos

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760