25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 01 de Setembro de 2016, 14:30 - A | A

Quinta-feira, 01 de Setembro de 2016, 14h:30 - A | A

Sistema Socioeducativo

Comissão discute segurança e escolta dos adolescentes em MT

Redação/VG Notícias com assessoria

A Comissão Intersetorial do Sistema de Atendimento Socioeducativo no estado de Mato Grosso realizou mais uma reunião na última terça-feira (30.08), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT), em Cuiabá. As pautas principais do encontro foram as melhorias na segurança externa das unidades e as escoltas aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

As escoltas são necessárias aos adolescentes quando se deslocam fora das unidades de internação, como em consultas médicas e audiências externas, e devem ser garantidas pelo sistema socioeducativo. Nesse sentido, a Comissão encaminhou que será formalizado um termo de cooperação entre as Secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) e de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Corregedoria Geral de Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), a fim de garantir as melhorias e adequações necessárias. A minuta do documento será apresentada na próxima reunião, prevista para ocorrer em setembro.

O secretário adjunto de Justiça da Sejudh e presidente da Comissão, Enéas Corrêa Figueiredo Junior, fez o repasse e atualização do andamento das ações do sistema socioeducativo em agosto. Além disso, foi discutido o projeto arquitetônico básico que servirá de modelo para as unidades de atendimento socioeducativo no estado.

Outro objetivo da reunião foi alinhar as ações do Plano de Trabalho Anual (PTA) 2017 das secretarias e órgãos da comissão para prever investimento em ações voltadas ao sistema socioeducativo. “O objetivo com essa discussão é melhorar o planejamento das ações de forma integrada, de forma transparente, contando com todos os atores envolvidos. Cada um fazendo sua parte.”, informou o presidente da Comissão.

Alinhamento - Criada pelo decreto estadual nº 1.454/2012, a Comissão Intersetorial tem o objetivo de promover a articulação interna dos órgãos e secretarias do Estado para implantar o Sistema Nacional do Atendimento Socioeducativo (Sinase) em Mato Grosso. O Sinase busca o desenvolvimento de uma ação socioeducativa sustentada nos princípios dos direitos humanos enquanto promove alinhamentos conceitual, estratégico e operacional, estruturados em bases éticas e pedagógicas.

A Comissão se reúne mensalmente e é formada por integrantes das Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Segurança Pública (Sesp), Cultura (SEC), Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Ciência e Tecnologia (Secitec), Planejamento (Seplan), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Conselho Regional de Serviço Social (Cress), Conselho Regional de Psicologia (CRP), Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo (SINDPSS), Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760