08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 18 de Junho de 2015, 11:02 - A | A

Quinta-feira, 18 de Junho de 2015, 11h:02 - A | A

DENÚNCIA

Sintep/VG denuncia falta de merenda escolar nas escolas e creches do município; Secretária de Educação diz desconhecer problema e que entrega está em dia

De acordo com o Sindicato em visita as unidades escolares foram constatadas dificuldades para assegurar uma alimentação escolar adequada aos alunos que frequentam as escolas e creches da cidade

por Lucione Nazareth / VG Notícias

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG) voltou a denunciar na manhã desta quinta-feira (18.06) a falta de merenda escolar na rede municipal.

De acordo com o Sindicato em visita as unidades escolares foram constatadas dificuldades para assegurar uma alimentação escolar adequada aos alunos que frequentam as escolas e creches da cidade.

“As entregas dos alimentos continuam irregulares, ou seja, entrega poucos produtos e em quantidades insuficientes. Há escolas que só tem arroz, farinha e carne com sebo e gordura, que quase não se aproveita nada da mercadoria entregue. No freezer de uma das nossas escolas tem muitos pacotes de sebos à disposição para conhecer a qualidade dos produtos que são entregues para a alimentação escolar em Várzea Grande”, diz trecho da denúncia do Sintep/VG.

Ainda de acordo com o Sintep/VG para garantir a alimentação das crianças, funcionários e direção das unidades escolares de Várzea Grande tiram recursos do próprio bolso para comprar os mantimentos. “Se tem leite é porque a comunidade fez campanha para a escola ou creche”, cita outro trecho da denúncia.

“Como se já não bastasse seis meses em que a Prefeitura retém mais de R$ 100,00 reais do salário dos servidores (referência inicial da carreira), uma vez que a Prefeitura ainda não atualizou o piso salarial em 2015, agora os educadores, tem que empregar seu minguado salário para comprar alimentos para nossas crianças”,afirma o presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares.

Vale lembrar que na semana passada, várias escolas foram obrigadas a dispensar os alunos pela falta de merenda escolar.

Outro Lado - Em entrevista ao VG Notícias, a secretária municipal de Educação, Zilda Leite, disse desconhecer a falta de merenda escolar em escolas e creches do município, mas garantiu que a pasta vem tomando providências para não deixar faltar merenda nas unidades de ensino.

“A entrega da merenda está em dia. O que está acontecendo é a falta de um ou outro item. Acontece que os fornecedores entregam os mantimentos da merenda escolar em várias escolas e creches, e algumas ficam sem um ou outro item, mas se a direção nos informar do problema, iremos resolver imediatamente e repor esse item” disse a secretária.

Segundo ela, a atual administração assumiu uma dívida (sem revelar valores), muito alta referente à merenda escolar, já que a antiga gestão estava devendo os fornecedores desde 2014. Ela disse ainda que a pasta vêm estudando a possibilidade de repassar dinheiro para as escolas e creches comprarem a merenda, e assim parar de depender de fornecedores.

“Queremos passar o dinheiro para as escolas e creches até mês de agosto para que elas comprem a própria merenda e resolver assim esse problema de falta de merenda”, finalizou a gestora.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760