25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 13 de Agosto de 2016, 07:22 - A | A

Sábado, 13 de Agosto de 2016, 07h:22 - A | A

Tecnologia

MPE investe em tecnologia para atender instituição

Redação VG Notícias com MPE

MPE

Data Center

MPE investe em tecnologia

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso inaugurou nessa sexta-feira (12.08), o “Data Center Modular Seguro”, um ambiente projetado para abrigar sistemas de armazenamento de dados na área da Tecnologia da Informação. A implantação do Data Center vem atender a necessidade de melhoria na qualidade dos serviços e foi projetado para suprir a demanda crescente da instituição por mais uma década.

O Procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, salientou que o sistema anterior já não comportava a demanda do Ministério Público que atualmente possui 1200 usuários de serviços que vão desde o acesso a e-mails, servidores de arquivos internos a outra gama de produtos ofertados na rede mundial de computadores. “O MP de Mato Grosso consegue neste momento o alinhamento estratégico entre a Tecnologia da Informação e a sua atuação, já que passa a contar com um Data Center moderno e confiável para manter e fornecer os seus Serviços de TI”, destacou Prado.

A estrutura que se assemelha a um container foi desenvolvida pelas empresas Gemelo do Brasil e a FDB Engenharia em Mococa, no Estado de São Paulo. O equipamento contempla toda infraestrutura de rede, segurança física, combate e prevenção contra incêndios e refrigeração. O objetivo principal de um Data Center é garantir a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas sem risco de interrupção.

O chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Fabrício Rodrigo Taetti Konzen foi o responsável pela elaboração do projeto. Ele explicou que a parceria resultou na construção de uma solução de alta disponibilidade. Foram instalados dois transformadores na cabine de força, lançados dois caminhos elétricos independentes e instalados dois grupos geradores para fornecer energia ao Data Center. Além disso, a solução ainda possui internamente dois nobreaks e dois sistemas de refrigeração de alta precisão independentes, mantendo os serviços no ar em caso de falhas.

“Esse investimento surgiu pela demanda que a sociedade tem hoje do Ministério Público. A TI tem que caminhar alinhada estrategicamente com a instituição, prevendo a necessidade de ter disponível as informações, por isso visamos um projeto da construção de um ambiente seguro. Depois de oito meses de trabalho estamos conseguindo inaugurar esse projeto”, pontuou Fabrício.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760