25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Esportes Terça-feira, 23 de Dezembro de 2014, 16:46 - A | A

Terça-feira, 23 de Dezembro de 2014, 16h:46 - A | A

Tipo Ator

Fred disputa "Oscar" de cai-cai do ano no futebol

Disputa que brinca com a Bola de Ouro tem Fred e Adryan entre as seis melhores atuações dos gramados

O Globo

Enquanto parte do mundo aguarda ansiosa pelo resultado da Bola de Ouro, revelado em 12 de janeiro e que premia o melhor jogador do ano, outros esperam pela eleição que termina dia 11, o prêmio de melhor "cai-cai" do ano. Diferente da Bola de Ouro, que contempla o jogador pelo conjunto, com a melhor temporada, o prêmio alternativo elege a melhor "atuação teatral" do ano dentro dos gramados. Entre os finalistas do Fallon d'Floor estão dois brasileiros, Fred e Adryan.

O nome da premiação, Fallon d'Floor (em tradução livre "Queda ao chão"), brinca com o nome em francês da Bola de Ouro, Ballon d'Dor. A ideia surgiu de uma brincadeira em uma comunidade sobre futebol na internet. Shahyar Ghobadpour, um alemão de 27 anos que mora no Canadá, resolveu criar o site para eleger o "cai-cai" do ano, mas não esperava que tivesse tamanha repercussão.

Em dois dias o site já havia recebido 125 mil votos. Desenvolvedor de software, Ghobadpour melhorou o site, disponibilizou mais de 20 opções de idioma e teve a ajuda da namorada para criar a logomarca do prêmio. O alemão já tem até um funcionário para fazer o site ter maior alcance na internet. A ideia agora é fazer um troféu físico para enviar ao vencedor. Só não se sabe se o eleito vai gostar de receber.

Entre os concorrentes ao Fallon d'Floor figuram dois brasileiros. Adryan, ex-Flamengo, concorre pela encenação no jogo entre seu time, Leeds United, e o Derby County, na Inglaterra. Após cair no chão, Adryan rolou no gramado várias vezes, e sua performance ficou conhecida como "Peixe fora d'água".

O outro brasileiro no pleito concorre com a camisa da seleção e em queda na Copa do Mundo, a jogada de Fred que acabou em pênalti no jogo contra a Croácia, na estreia do Mundial, no Itaquerão. Na ocasião, Neymar converteu o pênalti marcado, virando a partida para a seleção, que venceria o jogo por 3 a 1. O lance de Fred, logo na estreia do Brasil na Copa do Mundo, gerou polêmica. Outros países acusaram a FIFA de estar favorecendo o Brasil, e para se defender, a CBF postou um vídeo em que Fred explica o pênalti.

Outro concorrente em lance da Copa é Luis Suárez, que participa da disputa com a encenação após morder Chiellini e receber uma cotovelada na partida entre Uruguai e Itália no Mundial. A mordida acabou rendendo uma suspensão de quatro meses ao hoje atacante do Barcelona.

Cristiano Ronaldo, que concorre à Bola de Ouro, também aparece nessa disputa. Seu momento "cai-cai" do ano que concorre é o do jogo do Real Madrid contra o Celta, quando Ronaldo caiu praticamente sozinho em cima da marca do pênalti.

Mais um lance do Mundial aparece com Robben. A queda que coloca o holandês na disputa aconteceu na partida contra o México, em que Robben se joga ao chão desesperadamente após ser tocado no pé por um mexicano. O último concorrente é menos conhecido, o costarriquenho Giancarlo González. Jogando pelo Columbus Crew contra o San Jose, pela liga americana, Giancarlo se jogou no chão após ser tocado por um adversário durante uma discussão.

Ghobadpour revelou que por pouco não foram três brasileiros entre os finalistas. O criador do prêmio queria incluir Neymar na disputa, com o lance em que o jogador rola no chão várias vezes na partida entre Brasil e Colômbia, em setembro. O craque do Barcelona só não entrou na disputa porque o jogo era um amistoso.

Todos os lances podem ser vistos no site do Fallon d'Floor. Cada usuário pode votar uma vez por semana, e o site destaca que o voto deve ser dado à encenação mais teatral, e com base na importância dela para o resultado do jogo.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760