25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Segunda-feira, 17 de Novembro de 2014, 08:00 - A | A

Segunda-feira, 17 de Novembro de 2014, 08h:00 - A | A

Em serviço

Mato Grosso está na lista dos 10 Estados brasileiros com maior número de policiais mortos

Mais de 30 policiais foram mortos fora de serviço, segundo dados

G1/MT

Mato Grosso está na lista dos 10 Estados brasileiros com maior número de policiais mortos em serviço, conforme o 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta semana. Em 2012, quatro PMs perderam a vida em confronto com criminosos durante o trabalho, enquanto no ano passado, foram três. Já de policial civil foi registrada uma morte em 2012 e nenhuma no ano seguinte.

Fora de serviço, foram registradas 33 mortes de policiais militares nesses últimos dois anos. Os dados, conforme o levantamento, são alarmantes, já que em todo o país foram mortos 369 policiais fora de serviço e 121 em serviço. "Acredita-se que policiais tendam a perder a vida fora de serviço quando praticam “bicos” e estão sem o apoio de colegas. É fundamental melhorar as condições de remuneração dos po liciais para que eles tenham menos necessidade de expor as suas vidas praticando 'bicos'", diz trecho da análise.

Um dos policiais que faz parte da estatística foi morto durante uma perseguição a dois assaltantes, em Poconé, a 104 km de Cuiabá. A tragédia ocorreu em janeiro de 2012, depois que os criminosos assaltaram uma lanchonete naquela cidade. Depois de levar o dinheiro do caixa, os ladrões fugiram em uma moto, foram perseguidos pela polícia e caíram da motocicleta. Eles entraram em luta corporal com os policiais e durante a briga, um dos criminosos atirou contra o policial militar, que não resistiu aos ferimentos e morreu.

Além dos confrontos em serviço, o professor de estudos organizacionais da Equipe do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, avalia que os policiais são executados por facções criminosas e também por vingança de atos praticados em serviço que desagradaram criminosos. "Matar um policial é sinal de bravura e chega a funcionar como rito de passagem em algumas organizações criminosas", pontuou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760