25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 05 de Junho de 2015, 08:48 - A | A

Sexta-feira, 05 de Junho de 2015, 08h:48 - A | A

Recomendação MP

AL/MT deverá substituir imediatamente vagas ocupadas por comissionados por aprovados em concurso público

Ministério Público recomendou ainda que o legislativo nomeie imediatamente para o cargo de auditor de controle interno, um servidor de carreira (quadro efetivo)

por Lucione Nazareth / VG Notícias

O Ministério Público Estadual (MPE) emitiu uma notificação recomendatória para a Assembleia Legislativa nomear  imediatamente os aprovados no concurso público realizado em 2013, para ocupar vagas de servidores comissionados no legislativo que ocupam as funções de forma ilegal.

Segundo o MP, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio do julgamento das Contas de Gestão da Assembleia exercício de 2011, que teve como relator o conselheiro Luiz Henrique Lima, detectou que mais de mil cargos que deveriam ser exercido por servidores concursados, estavam sendo ocupados por funcionários comissionados.

Conforme o Ministério Público, os cargos que estavam sendo exercidos por servidores comissionados de forma ilegal eram de controlador interno da AL/MT, assistente de serviços gerais, recepcionistas, garçom, técnico de manutenção, repórter fotográfico, taquigrafo legislativo, assistente de plenário, auxiliar de cinegrafista, auxiliar técnico, entre outros.

De acordo com o artigo 37°, inciso 5 da Constituição Federal, prevê que a nomeação de servidores para administração pública, que os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. Sendo assim, o presidente da Assembleia, na época o deputado José Riva (PSD), teria ferido a legislação.

O MPE alertou à AL/MT a necessidade de iniciar um processo de substituição dos cargos comissionados (regime de exceção), por cargos de vínculo efetivo, regra do ordenamento constitucional brasileiro, diminuindo, dessa forma a disparidade existente, já que existe em vigor concurso público realizado no ano de 2013 para os diversos cargos da estrutura da Assembleia Legislativa, visando o preenchimento de cargos que hoje estão sendo exercidos por servidores comissionados.

O Ministério Público recomendou ainda que o legislativo nomeie imediatamente para o cargo de auditor de controle interno, um servidor de carreira (quadro efetivo).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760