26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2015, 08:00 - A | A

Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2015, 08h:00 - A | A

DENÚNCIAS

Nomeações de Pedro Taques causam polêmica em redes sociais; Governador é acusado de cometer nepotismo

Um dos nomes mais criticados e reprovados em uma página de relacionamento na internet, “Facebook”, é a nomeação de Mariella Figueiredo Granja

por Lucione Nazareth / VG Notícias

As nomeações do governador do Estado, Pedro Taques (PDT), para ocupar cargos de 2° escalão do governo, vêm causando polêmica nas redes sociais, e gerando inúmeros comentários reprovando os nomes escolhidos pelo pedetista.

Um dos nomes mais criticados e reprovados em uma página de relacionamento na internet, “Facebook”, é a nomeação de Mariella Figueiredo Granja, que foi publicada no Diário Oficial do Estado (Iomat) que circulou na última terça-feira (13.01).

Conforme a publicação na Iomat, a servidora foi nomeada com data retroativa de 1° de janeiro de 2015, para exercer o cargo em comissão de Direção Geral e Assessoramento, Nível DGA-2, de Assessora Especial I da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico que tem como gestor Seneri Paludo.

Segundo os comentários na rede social, Mariella deve receber em torno de R$ 9,3 mil para desempenhar a função. Ela seria mulher do advogado Jorge Taques que é primo do governador. Além de primo de Pedro Taques, Jorge é irmão do secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques – um dos responsáveis pelas nomeações de servidores.

Por conta do “grau de parentesco”, a nomeação de Mariella Figueiredo é apontada no “Facebook” como caso de nepotismo no governo de Pedro Taques, fato que vem gerando indignação por parte dos usuários da rede social.

“Desrespeito com a coisa pública, afronta a ética, sensação de poder absoluto, o que rege este putativo governo?”, cita um comentário na rede.

Vale lembrar que ato de nepotismo fere os princípios da Súmula Vinculante 13 do Superior Tribunal Federal (STF).

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da união, dos estados, do distrito federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal” diz trecho da súmula.

Outro Lado – O advogado Jorge Taques, em entrevista ao VG Notícias, confirmou que Mariella Figueiredo é sua esposa e que Paulo Taques é o seu irmão. Porém, o advogado negou qualquer  ato de nepotismo envolvendo a nomeação de sua companheira no governo do Estado.

“Não existe nepotismo na nomeação de minha mulher. O governador Pedro Taques é meu parente de quarto grau, não tendo nenhuma ligação de grau de parentesco com minha esposa. Além disso, ele não trabalha na Casa Civil com meu irmão, ela trabalha em outra Secretaria, o que afasta qualquer ligação de nepotismo”, disse Jorge Taques.

O advogado afirmou ainda, que sua esposa trabalha com o governador desde a época em que ele era senador da República, e que o pedetista já havia “afiançado” que iria nomeá-la para ocupar um cargo no Estado antes mesmo de anunciar Paulo Taques como secretário-chefe da Casa Civil.

“O Pedro Taques já havia dito a minha esposa, antes de anunciar Paulo, que iria nomeá-la para ocupar um cargo no Estado por ela ser uma pessoa de confiança dele. Essa denúncia é uma mentira, não tem nenhum fundamento”, declarou o advogado.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760