26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014, 09:33 - A | A

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014, 09h:33 - A | A

Educação

Silval culpa greve dos professores pela baixa avaliação da Educação de MT no Ideb; Sintep diz que governador é o “responsável” pelos baixos índices

Mato Grosso ocupa a 24º posição no ranking empatado com os Estados do Pará e Rio Grande do Norte. Eles estão à frente apenas do Estado de Alagoas.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), garantiu em entrevista a uma emissora de televisão que a “culpada” pelo péssimo desempenho do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi a greve dos professores no ano passado.

No início deste mês, dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostraram que o setor no Estado é o segundo pior se comparado ao restante do país. Mato Grosso ocupa a 24º posição no ranking empatado com os Estados do Pará e Rio Grande do Norte. Eles estão à frente apenas do Estado de Alagoas.

Apesar da péssima colocação, Silval afirmou que os dados não refletem a qualidade do ensino no Estado. Além disso, o gestor colocou a “culpa” da má colocação no Ideb para a greve dos professores em 2013 – quando os professores ficaram por 67 dias paralisados.

“Os alunos ficaram fora das salas de aula e logo depois que voltaram foi feito o Índice do Ideb. Infelizmente a greve da educação afetou os números do Ideb”, declarou o gestor.

O peemedebista disse que o setor passa por importantes transformações, e que já foram realizados grandes investimentos em reformas de escolas e na profissionalização de professores. “Se formos avaliar, a educação passa por um bom momento”, frisou Silval.

Outro Lado – Por meio da assessoria de imprensa o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) disse que a greve dos professores pode ter tido “sim” reflexo no desempenho dos alunos na avaliação do índice do Ideb, mas que tudo está relacionado com a falta de diálogo do governador Silval com a categoria.

De acordo com a categoria, durante o período de paralisação, o governador demorou mais de 40 dias para realizar as primeiras propostas a fim de encerrar com o movimento grevista, e que caso o peemedebista tivesse iniciado as negociações antes desse período, a tendência era que a paralisação encerrasse antes, não prejudicando assim os alunos.

“Não podemos ser ingênuos e dizer que a greve não trouxe prejuízos. A greve pode ter tido influência na avaliação do Ideb. Mas se a greve foi a culpada, tem que se perguntar: Quem foi o culpado pela greve? Porque a greve demorou 67 dias? Respondendo a essas perguntas a sociedade vai encontrar o verdadeiro culpado por esses baixos índices” declarou o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760