26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014, 17:35 - A | A

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014, 17h:35 - A | A

Cidades

Graça Foster enviou ao TCU documentos sobre doação de imóveis

Presidente da Petrobras pode ter bens bloqueados por compra de refinaria. Em nota, estatal alega que doações ocorreram antes de decisão do TCU.

g1.com

A presidente da Petrobras, Graça Foster, encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) documentos referentes à doação de três imóveis aos seus filhos, informa nota divulgada nesta sexta-feira (22.08) pela estatal.

Reportagem do jornal "O Globo" publicada na quarta-feira (20.08) diz que Graça Foster doou os imóveis logo após o escândalo da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, que estourou em março deste ano. Com o objetivo de comprovar que não houve irregularidade, a presidente da Petrobras anunciou o envio, nesta quinta (21), dos documentos ao TCU.

De acordo com a estatal, os papéis compravam "que tais processos de doação foram regulares e iniciaram em junho de 2013, bem anterior à mencionada decisão de 23 de julho de 2014, referente ao processo da Refinaria de Pasadena".

Presidente da Petrobras tenta no Supremo evitar bloqueio de bens

Naquele dia, o TCU determinou o bloqueio dos bens de 11 atuais e ex-diretores da estatal, entre eles o antecessor de Graça Foster na presidência da empresa, José Sérgio Gabrielli. Eles participaram da tomada de decisões que levaram à compra da refinaria, em 2006, operação que causou à estatal um prejuízo estimado pelo tribunal em US$ 792,3 milhões.

O nome da presidente da Petrobras não está entre os suspeitos de responsabilidade pelo prejuízo, mas o tribunal vai avaliar se ele será incluído. Caso seja aprovado, os bens de Graça Foster também podem ser bloqueados. Por duas vezes, o relator desse processo no TCU, ministro José Jorge, levou a plenário a proposta de inclusão do nome de Graça Foster, mas acabou retirando-a de pauta e suspendendo a votação. No dia 20, após denúncia do jornal "O Globo", Jorge disse que precisava avaliar a informação sobre doação de imóveis.

O TCU confirmou ao G1 que o gabinete do ministro José Jorge já recebeu a documentação de Foster. "Informamos que o processo foi pautado para julgamento na próxima sessão plenária (27/8/2014)", segundo nota da assessoria de imprensa.

De acordo com a Petrobras, “tal documentação contém, entre outras, avaliações dos imóveis, obtenção de certidões, verificação do valor dos custos e tributos incidentes, elaboração das minutas de escrituras e sua posterior formalização, bem como os competentes registros imobiliários”.

Ao tornar os bens dos suspeitos indisponíveis, o TCU visa garantir recursos para ressarcir a empresa no caso de uma condenação ao final do processo, que ainda está em fase inicial. Os suspeitos ainda vão apresentar suas defesas para análise do tribunal.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760