26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 26 de Maio de 2015, 08:39 - A | A

Terça-feira, 26 de Maio de 2015, 08h:39 - A | A

Equivocado

Para “derrubar” Lucimar, defesa de Calistro cita ação em que candidato cassado fez 63% dos votos

Para a defesa, Calistro, diferente dos segundos colocados, dará continuidade aos serviços sem “adversidade política” e sem revanchismo

por Rojane Marta / VG Notícias

Na tentativa de “derrubar” a prefeita empossada pela Justiça eleitoral, Lucimar Campos (DEM), no lugar do ex-prefeito Walace Guimarães (PMDB), a defesa do presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Jânio Calistro (PMDB) – que luta para assumir o cargo -, se baseou em uma reclamação de um município da Bahia. A reclamação de Calistro foi protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), e está sob a relatoria do ministro Luiz Fux.

Walace e o seu vice, Wilton Coelho (PR), tiveram seus registros de candidatura cassados por supostamente terem feito uso de caixa dois nas eleições de 2012, quando fizeram 35% dos votos válidos. Com isso, o juízo eleitoral determinou que a segunda colocada nas eleições, Lucimar Campos – que fez 32% dos votos -, assumisse o cargo, já que os primeiros colocados não atingiram 50% dos votos válidos.

No entanto, a ação usada pela defesa de Calistro, refere-se a uma relatada pelo ministro Joaquim Barbosa, onde estava em discussão o fato do juiz Eleitoral ter determinado a realização de eleição indireta para que fosse novamente provido o cargo de prefeito e vice-prefeito do município de Candeias (BA).

No referido caso, a Lei Orgânica do município de Candeias, determinava que, havendo a vacância do cargo de prefeito e vice-prefeito, no último ano do mandato, o cargo de prefeito deveria ser exercido pelo presidente da Câmara. Mas, a diferença de Candeias com Várzea Grande, é que lá a prefeita que teve o mandato cassado, Maria Maia, havia sido eleita em 2008 com 63% dos votos, enquanto que no município, Walace atingiu apenas 35% dos votos em 2012.

Ou seja, o Código Eleitoral, em seu artigo 224, é claro que “quando o candidato cassado tem mais de 50% dos votos é necessário realizar a renovação do mandato, por meio de eleição, em obediência da Lei Orgânica”, não sendo o caso de Várzea Grande.

“Em complemento, veja-se que, em hipótese idêntica, o Excelentíssimo Ministro JOAQUIM BARBOSA conheceu da Rcl nº. 14.504/BA, cujo teor servirá de suporte ao presente pedido e será melhor explorado no tópico que se segue” trecho extraído da reclamação de Calistro protocolada no STF.

Na reclamação, a defesa de Calistro sustenta que deve ser prevalecido o que rege a Lei Orgânica do município, neste caso, a de Várzea Grande, em seu artigo 63, inciso II, cita que “Verificando a vacância do cargo de Prefeito e inexistindo Vice-Prefeito, observar-se-á o seguinte: II. ocorrendo a vacância nos 2 (dois) últimos anos de mandato, assumirá o Presidente da Câmara que completará o período”.

Conforme a defesa, a Lei Orgânica Municipal tem hierarquia superior às demais previsões normativas, excetuada, evidentemente, a Constituição Federal.

No mérito, a defesa pede “pela procedência do pedido, de ordem a se determinar a posse definitiva de Calistro como prefeito de Várzea Grande.

Para a defesa, Calistro, diferente dos segundos colocados, dará continuidade aos serviços sem “adversidade política” e sem revanchismo.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760