25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 01 de Agosto de 2014, 11:45 - A | A

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2014, 11h:45 - A | A

Condenação

Fantástico erra matéria sobre Santa Casa de MT e Globo é condenada a pagar R$ 300 mil de indenização

Emissora afirmou em reportagem que três pacientes haviam morrido na Santa Casa, sendo que fato ocorreu no Pronto-Socorro de Cuiabá

por Izabella Araújo / VG Notícias

A Rede Globo de Televisão foi condenada e terá que pagar R$ 300 mil a Santa Casa de Misericórdia em Cuiabá por uma reportagem errada veiculada no programa Fantástico em 2004.

Conforme a decisão do pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), a reportagem afirmava que de dez pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, três haviam morrido por falta de energia no local, contudo, o fato ocorreu no Pronto-Socorro de Cuiabá.

“Morte na Santa Casa de Cuiabá em Mato Grosso. Segundo a direção do hospital, faltou luz das dez e quarenta da manhã até o meio dia. O gerador que deveria ser acionado automaticamente não funcionou e dos dez pacientes internados na UTI, três não resistiram e morreram. Os parentes ficaram desesperados. A Polícia vai abrir inquérito para apurar a responsabilidade da Santa Casa”, dizia a chamada do apresentador Zeca Camargo no Fantástico.

De acordo com a Santa Casa, com a veiculação da reportagem, houve danos morais, já que familiares de pacientes começaram a ligar na unidade preocupados com o estado de saúde dos internados na UTI. E a credibilidade do hospital ficou em “xeque”.

Inconformada com a decisão, a Rede Globo afirma no processo, que a notícia não atingiu a honra, a reputação, tampouco a respeitabilidade da Santa Casa.

Ainda conforme a imprensa, o dano não foi maior, já que a reportagem foi retificada no telejornal local MTTV, com alcance em todo o estado de Mato Grosso. “Por duas vezes por chamada largamente destacada, que o incidente ocorreu no Pronto Socorro de Cuiabá e não nas dependências da autora”, afirma trecho da defesa.  Clique aqui e confira decisão na íntegra.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760