26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 18 de Julho de 2014, 17:30 - A | A

Sexta-feira, 18 de Julho de 2014, 17h:30 - A | A

Embate Jurídico

Juiz contraria parecer do MPE pela quebra de sigilo fiscal de Walace Guimarães; Partido Democratas recorre ao TRE/MT

Ao encerrar a instrução, o magistrado impede a acusação de apresentar novas provas, como decidiu o Pleno do TRE.

por Rojane Marta/VG Notícias

O juiz Otávio Vinicius Affi Peixoto contrariou o parecer do Ministério Público Eleitoral e encerrou a instrução do processo que pede a quebra de sigilo bancário das principais empresas e empresários doadores da campanha eleitoral de Walace Guimarães (PMDB), para prefeito de Várzea Grande. A ação foi proposta pelo Partido Democratas.

Em sua decisão, o magistrado argumentou que as contas de Walace foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), por isso, não havia o que se falar em irregularidades.

No entanto, em outubro de 2013, quando o Pleno do TRE/MT decidiu suspender liminarmente a quebra de sigilo dos denunciados, por entender que era prematuro para tomar medida tão drástica, deixou claro que nada impedia de ser novamente decretada a quebra, caso a acusação apresentasse provas mais contundentes, ou caberia ao Tribunal decidir sobre a quebra no mérito da ação.

Ao encerrar a instrução, o magistrado impede a acusação de apresentar novas provas, como decidiu o Pleno do TRE.

Conforme os autos, a perícia constatou que o valor declarado por Walace em sua prestação de contas com gastos em audiovisual foi inferior ao do mercado. Segundo a perícia, Walace declarou ter gasto R$ 70 mil com o item, enquanto o valor de mercado iria custar R$ 400 mil.

Com isso, caso o magistrado não tivesse encerrado a instrução processual, o partido Democratas poderia utilizar a constatação da perícia técnica, para pedir novamente a quebra de sigilo fiscal de Walace, e dos demais envolvidos.

Descontente com a decisão e por entender que a deliberação do juiz não foi correta, a defesa do DEM ingressou no último sábado (12.07) com recurso no Tribunal Regional Eleitoral. O recurso está com o juiz Lídio Modesto para decidir. Provavelmente até na próxima semana haverá uma definição.

De acordo com a defesa, o juiz encerrou a instrução sem ouvir os argumentos do Partido Democratas que pede a quebra de sigilo bancário.

Entenda - O DEM acusa Walace e o vice-prefeito Wilton Coelho – popular Wiltinho (PR) -, de abuso de poder econômico, compra de votos, e uso de “caixa dois” na campanha eleitoral de 2012 – que os elegeram prefeito e vice. A denúncia culminou em ação de investigação eleitoral, e a quebra de sigilo bancário do prefeito, de seu irmão Josias Guimarães, Evandro Gustavo Pontes e Silva (ex-diretor do Departamento de Água e Esgoto – DAE/VG) e do secretário de Planejamento e Finanças Mauro Sabatini, além das empresas: Intergraf, MS Celular e Líder Comércio e Serviços de Telefone Ltda, esta última, a maior doadora individual da campanha do peemedebista.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760