26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 10 de Junho de 2014, 15:59 - A | A

Terça-feira, 10 de Junho de 2014, 15h:59 - A | A

"Desconfiança"

Júlio Campos cobra que Câmara instale CPI para investigar falha nas urnas

Ministério Público Federal com base na pesquisa da Universidade Federal de Brasília que apontou sérias falhas no sistema eletrônico de votação brasileiro

Assessoria

deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) cobrou a instalação de uma Comissão de Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a denúncia publicada no Jornal “Valor Econômico”, conforme apontou o Ministério Público Federal com base na pesquisa da Universidade Federal de Brasília que apontou sérias falhas no sistema eletrônico de votação brasileiro, que comprometem o sigilo do voto e a integridade dos resultados das eleições.

“Esta denúncia é seríssima e diz que respeito a todos nós políticos brasileiros, a toda sociedade e coloca em xeque todo o sistema democrático representativo do país. Por isso, alerto a esta Casa de Leis da necessidade da instalação de uma Comissão para investigar esta denúncia, pois em caso de fraude pode corromper todo o processo eleitoral”, argumenta Júlio Campos.

De acordo com a pesquisa, o responsável pelo relatório, professor Diego Aranha, além das fragilidades que podem comprometer todo o resultado do processo eleitoral, como o potencial em função da fragilidade do programa das urnas em se alterar a contagem dos votos, ele apontou também que é fácil descobrir em quem o eleitor votou.

“Com a reordenação dos votos, é possível, sabendo os horários que os eleitores foram a determinada seção eleitoral, descobrir em quem eles votaram, sendo certo que, para isso, basta que um dos fiscais anote tais horários”, informou o pesquisador. Já nas eleições majoritárias é somente acompanhar o noticiário e saber em que horário votaram.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760